Junia Nocchi

Na cadeia produtiva que envolve a arquitetura, o design, fornecedores e indústrias, a RP e designer é como uma bússola nas Gerais

Insta: Junia Nocchi

Como o mercado da arquitetura, entre fornecedores e profissionais, está se comportando desde o ano passado, quando a pandemia alterou a rotina das pessoas não só dentro de casa, mas também fora, no trabalho? Essa pergunta foi feita para a designer e RP Junia Nocchi, acostumada às inúmeras mudanças da economia e também de comportamento, de modo geral, no trato específico com esse público.

A experiência acumulada de mais de 30 anos de CASACOR Minas é um legado imensurável. Convidada em 1985, logo no início da mostra em Belo Horizonte, até hoje é ela quem faz a curadoria dos profissionais e o elo entre cada um deles com as empresas que participam do evento. Por isso, Junia tem uma vivência rara, que vai de universos particulares, de cada arquiteto ou designer, às variadas necessidades da indústria do setor.

Na análise que faz, antes mesmo do advento da Covid, é que até bem pouco tempo existia uma espécie de barreira que distanciava a arquitetura do design de interiores e, consequentemente, dos fornecedores.  “Graças à atuação de diversos profissionais que, assim como eu, entendiam a importância da sinergia entre os polos dessa cadeia produtiva, isso mudou”, comenta. Junia enumera outra boa alteração de comportamento, com o maior compromisso de todas as partes com a sustentabilidade e o meio ambiente. Com regras mais rígidas, o descarte e o desperdício de montagens e obras são mais conscientes, dando destinos mais nobres ao que, antes, iria para o lixo. O exemplo que ela cita vem da própria CASACOR Minas, que destina resíduos das obras que faz para projetos como o Arquitetura na Periferia, voltado para mulheres que vivem nas comunidades.

No momento atual, a profissional acredita que após o boom virtual vivido intensamente pelas empresas e pelos profissionais, deve continuar regendo a comunicação, embora ela comece a perceber a necessidade do contato presencial. “O pouco de contato que você tem com as pessoas, olho no olho, já que continuamos usando máscara, é muito precioso. O virtual resolve muita coisa, é muito dinâmico, mas toda vez que consigo ter um contato pessoal, com um cliente ou profissional é mais especial, dá consistência às experiências. A diferença é que as pessoas estão descobrindo que esses encontros não precisam ser feitos em grandes eventos e talvez sejam muito mais poderosos em pequenos grupos, que podem trocar ideias entre si e criar laços mais efetivos”, ensina.

Essa forma artesanal de trabalhar, Junia conhece de longa data. Não só no que desenvolve junto à CASACOR, mas também com clientes. “Dentro da CASACOR eu descobri que o que fazia lá dentro poderia ser ampliado. O trabalho que me alavancou nesse sentido foi na Líder Interiores. Daí em diante não parei mais”. Bel Lar, Prima Línea, Deck Home, Le Form e Ozônio são algumas das marcas de empresas consolidadas para as quais a RP já desenvolveu ações e projetos.

Além da experiência de anos de mercado, Junia Nocchi conta com o conhecimento de quem se formou em Decoração de Interiores há mais de 30 anos, incentivada por pessoas, entre amigos, vizinhos e familiares, que reconheciam o olhar apurado, a atenção para os detalhes e a observação para as novidades. Uma história que começou da mesma forma que ela trabalha até hoje, dando um passo de cada vez, mesclando sensibilidade, bons relacionamentos e um entendimento de quem sabe e gosta de fazer bem feito. A sensação que dá é que, venham quais forem os desafios, ela vai estar sempre com a cara mais boa do mundo, jorrando carinho, sem, porém, deixar a determinação e força que tem em segundo plano. Com Junia, tudo de bom está em primeiríssimo plano.

FOTOS DO ACERVO PESSOAL DE JUNIA NOCCHI

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Presente imperativo

A demanda de construir uma casa em tempo mínimo não impediu ao escritório Bloco Arquitetos, de Brasília, de superar expectativas

O Sertão é Ser Tão

Exposição em SP, da AM Galeria de Arte, encanta e surpreende ao mostrar o traço comum dos artistas ali reunidos

Atração e repulsa

Ruídos, exposição da artista Berna Reale, em cartaz no CCBB BH, apresenta um recorte da extensa produção da artista paraense

Muito além dos muros do museu

Série audiovisual Caminhadas, lançada recentemente pela Oficina Francisco Brennand é um convite para uma jornada pela de redescobertas e inspiração

plugins premium WordPress