Sobre a mesa, o sonho

A experiência e as vivências de Ticha Ribeiro somam para que Ma Perle seja uma marca única de Table Couture

Insta: Ma Perle – Moda Para MesaTicha Ribeiro

Quem entra em uma casa pela primeira vez e a observa pelas paredes, os quadros repousados nos pregos, cada um como uma porta, uma fresta que seja para sentir só com a imaginação, é como quem senta em uma mesa bem-posta e permite ao olhar vagar pelos detalhes, como se eles fossem uma varanda sobre outra coisa ainda, e essa coisa é que é linda.

Para Ticha Ribeiro, o fascínio pela beleza é uma atmosfera de sonho que ela soube transformar em realidade. Tanto nos mais de 20 anos em que trabalhou como produtora de moda e stylist, quanto agora, com sua marca Ma Perle Table Couture.

Ticha veste cada uma de suas mesas com o mesmo encantamento. Seu trabalho está fundamentado em pesquisas de tendências e de comportamento, que ela leva para cada coleção. E cada coleção sempre tem um enredo, que não começa nem termina, como a narrativa mágica de mil e um dias girassolados.

A forma como ela elabora uma mesa, como cria, como coloca cada acessório tem influência de tudo o que já viu, aprendeu e experimentou com a moda. Por isso o apreço pelo design, pelo acabamento impecável, pela matéria-prima primorosa. E qual seria a engrenagem que move esse fazer de Ticha? Certamente a paixão, essa chama que acende a luz da imaginação. Paixão que vem desde criança, quando aprendeu com a avó materna a apreciar a elegância e a delicadeza de uma louça fina, dos cristais e a da prataria, tudo estrategicamente disposto, respeitando certa rigidez estética, mas sem excessos.

Foi com a mãe que ela entendeu que o toque pessoal, aquilo que dá alma a esse cenário, é o que faz com que todos se sintam especiais e harmonizados quando estão à mesa, em um momento que é de pura comunhão.

As influências são muitas. Com as tias, por exemplo, ela foi iniciada na fabulosa arte de apreciar antiguidades e peças garimpadas, rico legado que amplia as fronteiras de Ticha, aguçando seu desejo de conhecer novas /velhas histórias. E foi com o pai, que ela descobriu que há ocasiões em que o tempo deveria ficar entre parênteses e os ponteiros do relógio imóveis: não se deve ter pressa ao sentar-se à mesa.

Fica fácil entender porque toda a beleza do trabalho de Ticha Ribeiro tem algo de familiar. O avô paterno foi quem a ensinou que o avesso também tem sua beleza; “Aprendi a desconstruir toda polidez e a criar o “caos” necessário que, afinal, é a parte divertida de tudo isso! E como nessa receita irreplicável, em que os ingredientes são todos de profunda humanidade, foi com o marido que ela diz ter descoberto que bom gosto não tem limite. “Quando penso em tudo que já vi de lindo e moderno nessa vida, ele me surpreende com presentes que me tiram o fôlego e alimentam meu acervo com o que há de mais precioso, o amor” revela.

Para os amantes da boa mesa, aquela onde também se come com os olhos, um bom conselho: essa receita é impossível de ser copiada, principalmente porque, no fundo, cada pessoa tem que ter a sua própria. Mesmo assim, ajuda muito ter à mão os produtos das coleções da Ma Perle.

FOTOS DO ACERVO DE TICHA RIBEIRO

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Arte entre muitas camadas

Ana Claudia Almeida impacta tanto com a solidez quanto fluidez de seus trabalhos, sucesso em galerias brasileiras e no exterior

Presente imperativo

A demanda de construir uma casa em tempo mínimo não impediu ao escritório Bloco Arquitetos, de Brasília, de superar expectativas

O Sertão é Ser Tão

Exposição em SP, da AM Galeria de Arte, encanta e surpreende ao mostrar o traço comum dos artistas ali reunidos

Atração e repulsa

Ruídos, exposição da artista Berna Reale, em cartaz no CCBB BH, apresenta um recorte da extensa produção da artista paraense

plugins premium WordPress