Rapsódia

Projeto de Evandro Melato e Pabrício Amaral na CASACOR Minas 2022 propõe ir além do que se vê, borrando barreiras reais e intangíveis

Insta: CASACOR MINASSTUDIO 126 ARQUITETURA

“Is this the real life? Is this just fantasy?” Em diversos momentos, essas duas perguntas surgem como que do nada, principalmente quando estamos em um ambiente propício à reflexão. É essa a proposta de Evandro Melato e Pabrício Amaral, do Studio 126, em sua Palafita do Curral, projeto que apresenta na edição de 2022 da CASACOR Minas. Não a dúvida entre a vida real e a fantasia, mas sim um algo mais, dimensões que abarcam o dentro, o fora e também o que está entre o dentro e fora.

Por isso, nesse espaço de 90m2, distribuídos entre deck, sala de banho, galeria e quarto, a casa propõe borrar as barreiras entre o material e o imaterial, o divino e o secular, o natural e o sobrenatural. O impacto mais marcante, para quem ainda está do lado de fora e escorrega o olhar para o interior é o colorido enérgico da pincelada de Eleonora Weissmann, na tela em que Freddy Mercury emerge potente e transcendente. Diz muito, mas há ainda muito mais para esmiuçar.

Pensada como uma casa pelespírito, lugar que protege, ela traz um painel metálico emoldurando a cama, como a guardar o corpo. Traz também o Arcanjo Miguel, obra de Osmundo Teixeira, a guardar a alma. Oferece ainda o design de Zanini de Zanine em uma chaise que é como uma ode ao dolce far niente.

Tudo é um convite à dimensão subjetiva de tempo, espaço e memória, relacionando a arquitetura, contextos, paisagens e quem ali poderia habitar, sempre já habitado de recordações que, com o tempo se tornam afagos na memória.

Quem chega é recebido por um deck de madeira que contorna todo o ambiente, tirando o melhor proveito do declive e da paisagem natural, especialmente quando abraça e envolve duas grandes arvores. Ainda na proposta de conexão com a natureza, os chuveiros ficam ao ar livre, em meio ao cenário que a natureza proporciona. Como diz Freddy Mercury em Bohemian Rapsody, “no escape from reality”. E nem precisa. Entre o dentro, o fora e o entre, o que sentimos pode ir além do nosso entendimento, mas o que vemos é, sim, a realidade de um projeto bem executado.

FOTOS – ESTUDIO NY 18

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Mistura Fina

Projeto do escritório Casa Tereze para apartamento em São Conrado, no Rio, une a bossa carioca com a alma mineira

Arte entre muitas camadas

Ana Claudia Almeida impacta tanto com a solidez quanto fluidez de seus trabalhos, sucesso em galerias brasileiras e no exterior

Presente imperativo

A demanda de construir uma casa em tempo mínimo não impediu ao escritório Bloco Arquitetos, de Brasília, de superar expectativas

plugins premium WordPress