Projeto de Evandro Melato e Pabrício Amaral na CASACOR Minas 2022 propõe ir além do que se vê, borrando barreiras reais e intangíveis
Insta: CASACOR MINAS – STUDIO 126 ARQUITETURA
“Is this the real life? Is this just fantasy?” Em diversos momentos, essas duas perguntas surgem como que do nada, principalmente quando estamos em um ambiente propício à reflexão. É essa a proposta de Evandro Melato e Pabrício Amaral, do Studio 126, em sua Palafita do Curral, projeto que apresenta na edição de 2022 da CASACOR Minas. Não a dúvida entre a vida real e a fantasia, mas sim um algo mais, dimensões que abarcam o dentro, o fora e também o que está entre o dentro e fora.
Por isso, nesse espaço de 90m2, distribuídos entre deck, sala de banho, galeria e quarto, a casa propõe borrar as barreiras entre o material e o imaterial, o divino e o secular, o natural e o sobrenatural. O impacto mais marcante, para quem ainda está do lado de fora e escorrega o olhar para o interior é o colorido enérgico da pincelada de Eleonora Weissmann, na tela em que Freddy Mercury emerge potente e transcendente. Diz muito, mas há ainda muito mais para esmiuçar.
Pensada como uma casa pelespírito, lugar que protege, ela traz um painel metálico emoldurando a cama, como a guardar o corpo. Traz também o Arcanjo Miguel, obra de Osmundo Teixeira, a guardar a alma. Oferece ainda o design de Zanini de Zanine em uma chaise que é como uma ode ao dolce far niente.
Tudo é um convite à dimensão subjetiva de tempo, espaço e memória, relacionando a arquitetura, contextos, paisagens e quem ali poderia habitar, sempre já habitado de recordações que, com o tempo se tornam afagos na memória.
Quem chega é recebido por um deck de madeira que contorna todo o ambiente, tirando o melhor proveito do declive e da paisagem natural, especialmente quando abraça e envolve duas grandes arvores. Ainda na proposta de conexão com a natureza, os chuveiros ficam ao ar livre, em meio ao cenário que a natureza proporciona. Como diz Freddy Mercury em Bohemian Rapsody, “no escape from reality”. E nem precisa. Entre o dentro, o fora e o entre, o que sentimos pode ir além do nosso entendimento, mas o que vemos é, sim, a realidade de um projeto bem executado.
FOTOS – ESTUDIO NY 18