Trabalho da artista Ana Elisa Egreja nos leva por caminhos diversos que merecem calma e emoção, jamais algo como indiferença
Insta: ANA ELISA EGREJA – GALERIA LEME
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-1.jpg)
Ficar parado diante de uma tela de Ana Elisa Egreja pode suscitar um sem número de sensações, menos a indiferença. Em algum detalhe, alguma cor, algum objeto, alguma quina de ambiente, nosso olhar reconhece algo banal para logo depois descobrir algo absurdo.
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-2.jpg)
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-3.jpg)
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-4.jpg)
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-5.jpg)
Como diz o texto de Sofia Lucchesi, “servindo um banquete de referências à história da arte, da arquitetura e às suas memórias afetivas, Ana Elisa vem compondo um vocabulário que mistura o popular ao erudito, com a recorrência de elementos como os vidros-fantasia, padronagens, frutas, animais, o excesso e a própria pintura. Essa gramática é reafirmada e reinventada a cada novo trabalho, numa prática quase obsessiva de pintar repetidamente esses signos,”
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-6.jpg)
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-7.jpg)
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-8.jpg)
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-9.jpg)
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-10.jpg)
“Eu fui indo por um caminho na história da arte que partiu da natureza morta clássica à Sopa Campbell do Andy Warhol. Então, eu penso: como seria a natureza morta de hoje? Como eu faria? Eu ia olhando todos da história da arte, da natureza morta e também pensando no que eu faria hoje. Numa única pintura minha, você pode encontrar menção a sete outros pintores”, explica a artista.
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-11.jpg)
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-12.jpg)
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-13.jpg)
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-14.jpg)
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-15.jpg)
Para criar obras com tantos elementos, coexistem no seu processo de criação dois caminhos: um que é o da artista enquanto colecionadora de imagens, em que armazena referências classificadas por pastas no computador – “tapetes”, “pratos”, “tecidos”, “porcelanas”, entre outros –, e que são utilizadas num procedimento de colagem digital predominantemente utilizado nas suas pinturas de início de carreira, e um outro, que é o da artista enquanto cenógrafa e produtora de objetos. Esse tipo de estratégia criativa surge a partir da série de naturezas mortas vistas através de vidros-fantasia, que integraram a exposição Da banalidade.de 2016. Em 2017, com a preparação para a exposição Jacarezinho 92, realizada na Galeria Leme, esse procedimento começa a se complexificar.
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-16.jpg)
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-17.jpg)
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-18.jpg)
Se a experiência de olhar para suas obras nos traz uma sensação de familiaridade – justamente, pelo uso de gramáticas reconhecíveis à vida banal, retratadas pela ótica verossimilhante de uma técnica desenvolvida ao longo de 15 anos de trajetória –, há também sensação oposta, que é um certo estranhamento, um ruído que tenciona o que seria uma representação fiel da realidade.
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-19.jpg)
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-20.jpg)
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-21.jpg)
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-22.jpg)
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-23.jpg)
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-24.jpg)
Uma das causas talvez seja a inserção desses signos ordinários em algumas situações absurdas criadas pela artista, como os excessos de frutos e objetos, ou, ainda, os animais que habitam suas casas, seja em grupos ou sozinhos, ocupando banheiras, escadas, sofás.
Outro mecanismo de fricção com a expectativa do real é o fato de que, em suas pinturas, não importa se vemos elementos localizados em primeiro, segundo ou terceiro plano, tudo está em foco. No entanto, o olho humano não permite tal profundidade de campo.
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-25.jpg)
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-26.jpg)
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-27.jpg)
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-28.jpg)
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-29.jpg)
“Eu pinto cenas onde tudo que é visto está em foco. Fui entendendo, ao longo dos anos, que essa característica gera uma sensação de estranheza, algo que talvez torne minha pintura como uma espécie de realismo-fantástico. Você não entende o ambiente em que está, parece um pouco freak”, analisa.
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-30.jpg)
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-31.jpg)
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-32.jpg)
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-33.jpg)
Longe de serem uma simples mimese da vida, as pinturas de Ana Elisa Egreja reconfiguram o real a partir de uma poesia – ou poíesis – própria e, assim como numa encenação teatral, firmam um pacto com o espectador, apresentando o que é visto como possibilidade do real, mas de um mundo que existe apenas em suas telas.
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-34.jpg)
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-35.jpg)
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-36.jpg)
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-37.jpg)
![](https://www.tendenciasmag.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EGREJA-38.jpg)
(Pesquisa feita em texto de Sofia Lucchesi para Revista Continente em novembro de 2021)
FOTOS GENTILMENTE CEDIDAS PELA GALERIA LEME