Mineiros dão show

No Prêmio Casa Vogue Design 2021, Marcelo Alvarenga e Juliana Figueiró, Ana Neute e Pietro Oliveira estão entre os vencedores

Insta: Casa Vogue BrasilPlay ArquiteturaLíder InterioresAna NeutePietro OliveiraAlva DesignJuliana Figueiró

A quinta edição do Prêmio Casa Vogue Design 2021 revelou os vencedores na última segunda-feira, dia 31 de maio. E sabe qual o resultado? Os mineiros deram um show em criatividade, inovação, sustentabilidade, funcionalidade e estética. Como diz o texto da Mariana Conte para o site Casa Vogue, “a percepção de que o design é uma oportunidade de comunicação e interação com as pessoas parece ponto pacífico entre os campeões dessa quinta edição”. E parece mesmo.

Entre as 11 categorias, os mineiros se destacaram em Louças e Metais, com o chuveiro Toró, uma peça autoportante da Play Arquitetura para Docol; em Complementos, com o Espelho Nexo, de Ana Neute para Líder Interiores; em Design de Coleção, com as mesas Piscinas, da Alva Design (olha o Marcelo Alvarenga aí de novo, minha gente!); e, ainda, em Talento em Ascenção, o designer Pietro Oliveira.

Então, vamos por partes porque todos eles rendem um bom assunto e merecem os holofotes.

LOUÇAS E METAIS Chuveiro Toró | Play Arquitetura para Docol

De cara, nós mineiros amamos o nome, que para nós, mineiros, significa chuva forte. A expressão é típica: “Nó! Vai cair o maior toró!” Só que o Toró de Marcelo Alvarenga e Juliana Figueiró, do escritório Play Arquitetura, tem uma sacada muito boa: ele é autoportante. Significa que foi projetado para que, mesmo que não haja um ponto hidráulico nas proximidades, possa ser usado, já que se conecta direto a uma mangueira de jardim. A base é de cimento, que dispensa a fixação em paredes e ainda oferece uma textura agradável aos pés.

COMPLEMENTOS Espelho Nexo | Ana Neute para Lider Interiores

Sabe aquelas peças que tem história para contar? É exatamente essa a sensação quando a gente se depara com esse espelho da Ana Neute que tem nexo até no nome. O acessório é versátil e lindo: além de espelho, funciona como aparador e tem ainda um nicho fechado por porta de correr de palhinha (ah, se a minha avó visse!) e também nicho que pode ser usado para guarda-chuvas, bolsas e até para receber o verdinho de uma planta. Peça boa para ter em um hall de entrada, na varanda ou em áreas de circulação.

DESIGN DE COLEÇÃO Mesas Piscinas | Alva Design

Nós já falamos dessas peças da Alva Design aqui no Tendências, que amamos de paixão ao primeiro olhar. A ideia de levar os azulejos para o mobiliário e, mais do que isso, fazer com seu uso uma referência real à piscina foi também uma sacada de mestre da Alva Design, que tem à frente os irmãos, o arquiteto Marcelo Alvarenga e a artista plástica Suzana Bastos. São cinco mesas feitas a partir de material garimpado em ‘cemitérios de azulejos’. As peças, além de atenderem às funções de apoio, brincam com a nossa memória afetiva, que se conecta com esse estilo de piscinas mais antigas azulejadas e com diferentes profundidades e rampas. “Quisemos passar essa coisa meio nostálgica mesmo e, ao mesmo tempo, pensamos que elas poderiam passar um certo frescor”, observa Marcelo.

TALENTO EM ASCENÇÃO Pietro Oliveira

Pietro Oliveira brinca que faz “design do interior, aquele que vem de dentro, sabe? São objetos criados no interior, elaborados artesanalmente por pessoas do interior, para o interior da residência das pessoas”. Formado em design de produto pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) em 2019, passou por uma experiência acadêmica em Wellington, na Nova Zelândia, quando começou a produzir móveis. A vivência o levou a valorizar ainda mais a identidade nacional, e, aliando as influências modernistas ao regionalismo mineiro, ele idealizou o selo Caboco. Pietro também integra a equipe da empresa mineira Lider Interiores, onde trabalha em lançamentos sob a assinatura do Estúdio Lider de Design e intermedia a relação com autores convidados.

FOTOS GENTILMENTE CEDIDAS PELOS DESIGNERS

PROGRAMA DO DIA

Ouça nossos podcasts para

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Sobre a mesa, o sonho

A experiência e as vivências de Ticha Ribeiro somam para que Ma Perle seja uma marca única de Table Couture

Realismo fantástico

Equilibrar razão e emoção em um ambiente encantador e também funcional? O projeto de Manoela Beneti é uma boa resposta