Lúdica e linda

Projeto dos arquitetos Marcos Franchini, Nattalia Bom Conselho e Brener lacerda para casa próxima à natureza encanta pela simplicidade estética

Insta: BIRI ARQUITETURAMARCOS FRANCHININATTALIA BOM CONSELHO  – BRENER LACERDA

Ao olhar para esta casa é impossível não lembrar dos desenhos comuns da infância para ilustrar um lar. O croqui desenhado pelo arquiteto Marcos Franchini naturalmente passa essa sensação. E o projeto, que também é assinado por Nattalia Bom Conselho, ela e Marcos da Biri Arquitetura e pelo Brener Lacerda, apresenta exatamente isso, essa simplicidade que ativa boas memórias e se vale da boa arquitetura.

Construída em Casa Branca, povoado mineiro reconhecido por suas trilhas ecológicas e cachoeiras, a obra da casa Maenduaba busca se integrar com o aclive do terreno natural e com as visadas para a Serras da Calçada, Ouro Fino e Três Irmãos, que compõem o sul da Cadeia do Espinhaço.

Um telhado de duas águas, solução prática que agrega complexidade espacial à parte interna é um dos charmes da casa que, a partir da fachada externa traz como leitura inicial um bloco monolítico, revestido em madeira tratada com stain na cor preta, apoiado em um bloco branco.

A estrutura da obra é mista, majoritariamente em concreto armado – sistema de lajes painél treliçado pré-moldado apoiadas em vigas e pilares – e sua cobertura em telhas termoacústicas instaladas sobre vigas metálicas em aço. Soluções que somam a uma inspiração lúdica de uma casa com projeto bem articulado, eficiente e imbuído dessa beleza da simplicidade que a torna um poema conformado pelas primeiras moradas que povoam a parte mais doce do imaginário humano.

O volume externo lateral que abriga a garagem e área de serviço forma uma barreira visual, gerando privacidade à área externa descoberta da casa, onde, além de um espaço gramado existe uma piscina e uma horta, na parte posterior do terreno.

No primeiro nível está localizado um espaço contínuo e integrado que faz as vezes de sala de estar, jantar, cozinha e área externa coberta. O pavimento superior se integra visualmente com o ambiente inferior por meio de um mezanino. Neste nível foram projetados dois quartos, um espaço para estar e escritório. Este pavimento também se integra com a área externa, por meio da janela da suíte e sua jardineira, como continuidade da horta.

As prumadas hidráulicas e espaços de serviço foram locadas na porção Noroeste do edifício de tal forma a proteger os espaços internos de insolação excessiva, assim como promovem uma maior flexibilidade nos arranjos dos espaços servidos (salas e quartos).

FOTOS – JOMAR BRAGANÇA

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Arte entre muitas camadas

Ana Claudia Almeida impacta tanto com a solidez quanto fluidez de seus trabalhos, sucesso em galerias brasileiras e no exterior

Presente imperativo

A demanda de construir uma casa em tempo mínimo não impediu ao escritório Bloco Arquitetos, de Brasília, de superar expectativas

O Sertão é Ser Tão

Exposição em SP, da AM Galeria de Arte, encanta e surpreende ao mostrar o traço comum dos artistas ali reunidos

Atração e repulsa

Ruídos, exposição da artista Berna Reale, em cartaz no CCBB BH, apresenta um recorte da extensa produção da artista paraense

plugins premium WordPress