Contemporâneo, tecnológico e acolhedor

Projeto do arquiteto João Daniel para CASACOR Minas 2021 se inspira na natureza e no desejo de oferecer muito conforto

Insta: João DanielLíder InterioresCasacor Minas

O tema da CASACOR Minas 2021, A Casa Original, influenciou os arquitetos a repensarem o morar em seus projetos. No caso do arquiteto João Daniel, para criar o ambiente que batizou de Suíte das Pedras, ele buscou referências ancestrais, quando o homem ainda habitava cavernas, e somou referências de sua cidade natal, Governador Valadares, em Minas Gerais, localizada em região considerada como uma das maiores reservas de pedras preciosas do mundo. 

Para João Daniel, que tem escritório de arquitetura em Minas e também na capital paulista, tão preciosa como as pedras encontradas no nordeste mineiro é a natureza que, em seu projeto, foi valorizada nos detalhes. Por isso, ele se valeu de tons terrosos, utilizou o tijolo cerâmico na parede, abaixo de um painel amadeirado de fora a fora, além de usar um cocho de seixos rolados, com uma pedra negra de origem balinesa, uma alusão ao rio Doce, que corta sua cidade. Até mesmo a escolha do piso cimentício na tonalidade fendi faz alusão à terra.

E as tão encantadoras pedras preciosas compõem o cenário de uma maneira especial: fazem parte da decoração. Em especial, uma turmalina encrustada em cristal de quartzo pesando mais de meia tonelada, de beleza e valor incalculável, que está ali, como a confirmar a perfeição da natureza.

Ao mesmo tempo, o ambiente é acolhedor, tranquilo, com a presença de fibras naturais como o linho, a palha e diferentes tramas aconchegantes. O arquiteto diz que o espaço é resultado de anos de prática profissional e busca traduzir as necessidades de grande parte de seus clientes. A suíte contempla uma cama generosa e convidativa e logo atrás dela, uma escrivaninha cria o home office que, mais do que nunca, foi integrado ao cotidiano de muitas pessoas.

O sofá, de frente para a cama e próximo à lareira, conta com uma pequena mesa, pensada para um dia de preguiça, daqueles de tomar café no quarto, ou mesmo para uma pausa para o chá à tarde. Estrategicamente, o armário abriga um frigobar e uma cafeteira, para ambas ocasiões. Chama a atenção também a estante lateral retroiluminada, pensada como um espaço de memórias, com livros e o contraponto das peças lapidadas em pedra sabão e latão.

O espaço é dividido pelas costas de um armário que tem frente envidraçada: um moderno closet com ares de vitrine, voltado para a sala de banho. Nela, a leveza dos espelhos suspensos com controle de temperatura de cor na iluminação frontal está em total sintonia com as cubas e a banheira de imersão, elementos dispostos com a mesma proposta de uma ilha central ladeada pelo box com dois chuveiros de teto e a bacia sanitária. A penteadeira ao fundo lembra a importância do autocuidado.

Tecnologia e acolhimento são a tônica desse ambiente contemporâneo, que consegue oferecer, ao mesmo tempo, conforto e dinamismo. A tecnologia está no contexto da segurança, lazer, diversão e conexão com o mundo; e o acolhimento se dá pelo pleno atendimento das necessidades e hábitos dos moradores.


FOTOS: Daniel Mansur

PROGRAMA DO DIA

Ouça nossos podcasts para

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Sobre a mesa, o sonho

A experiência e as vivências de Ticha Ribeiro somam para que Ma Perle seja uma marca única de Table Couture

Realismo fantástico

Equilibrar razão e emoção em um ambiente encantador e também funcional? O projeto de Manoela Beneti é uma boa resposta