Como um bom drink

Projeto do arquiteto David Guerra para loft de 55m² mostra como misturas bem-feitas podem oferecer resultados surpreendentes e muito agradáveis

Insta: David Guerra

O ditado popular diz que nos menores frascos estão os melhores perfumes. Pode ser que sim, ou não. O mesmo vale para as moradias. Podem ser mínimas com aproveitamento máximo ou o contrário: muitos metros quadrados sem a menor utilidade. Ou o contrário do contrário. O importante são as boas sacadas que fazem um ambiente ficar agradável, funcional e bonito. Como em um bom drink, os ingredientes se harmonizam.

No caso desse loft assinado pelo arquiteto David Guerra, 55m² foram suficientes para criar espaços descolados, com layout fluido entre sala de estar, jantar, quarto, cozinha, closet e banheiro que se integram, mas que também oferecem privacidade. A cozinha, por exemplo, pode ser fechada totalmente, virando um armário e o banheiro e o closet, sem paredes ou portas é separado por vidro laqueado, aumentando a funcionalidade do ambiente.

A mistura de materiais, de cores e de obras de arte são como um enredo bem amarrado. Entre os materiais, os naturais como madeiras, cimento, pedras, couro e linho e os tecnológicos como vidro, pinturas especiais, porcelanatos, aço e espelhos. Tudo em clima de simbiose, que se repete nas cores. Tons de cinza, azul escuro, preto e branco fazem contraponto a caramelos, vinhos, verdes e amarelos numa conversa amena.

Nas obras de arte, a mistura de referências alcança o mesmo efeito. Quatro telas do mineiro Lorenzato e outras de contemporâneos como Amílcar de Castro, José Bento e Adrianne Gallinari, do paulista Paulo Whitaker e do luso-brasileiro Artur Barrio.

O melhor da história é que esse projeto é de 2014. Sete anos depois de concluído, ele continua com a identidade atemporal intacta que o caracteriza.

FOTOS: Jomar Bragança

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Atração e repulsa

Ruídos, exposição da artista Berna Reale, em cartaz no CCBB BH, apresenta um recorte da extensa produção da artista paraense

Muito além dos muros do museu

Série audiovisual Caminhadas, lançada recentemente pela Oficina Francisco Brennand é um convite para uma jornada pela de redescobertas e inspiração

Cheio de graça

Reforma de um apartamento no centro de Belo Horizonte apresenta soluções que conferem uma digital única a todos os ambientes

De bem com a vida

Projeto paisagístico de Flavia D’urso em propriedade no sul da Bahia respeita a natureza e cria um paraíso muito particular.

plugins premium WordPress