Atração e repulsa

Ruídos, exposição da artista Berna Reale, em cartaz no CCBB BH, apresenta um recorte da extensa produção da artista paraense

Insta: BERNA REALE CCBB BH

A potência de da produção da artista paraense Berna Reale está no desejo que ela cria no público de aproximação e, logo em seguida, de sentimento de repulsa. Uma ironia fina pelo fascínio e aversão da sociedade pela violência. Nesse sentido, impossível não criar polêmica. E a mostra Ruídos, em cartaz no CCBB BH, deixa essa sensação contundente. Ela faz um recorte na extensa produção da artista, que trafega pela performance, fotografia, vídeo e pintura.

O que você vê, atrai o olhar e depois, gera desconforto. Muito desconforto. A artista é reconhecida como uma das principais expoentes da prática da performance no país. E, nesse trabalho de Berna Reale, a fotografia desempenha um papel fundamental. Mas ela não é apenas o meio de registro de suas ações, capaz de perpetuá-las, mas um desdobramento de seu processo de criação.

Seu primeiro trabalho de grande impacto, Cerne (25º Salão Arte Pará, 2006), intervenção fotográfica realizada no Mercado de Carne do Ver-o-Peso, em Belém (PA).

Desde então, Reale tem explorado seu próprio corpo como elemento central da produção de suas performances, fotografias e vídeos. Seus trabalhos, marcados pela abordagem crítica aos aspectos materiais e simbólicos da violência e aos processos de silenciamento presentes nas mais diversas instâncias da sociedade, investigam a importância das imagens na manutenção de imaginários e ações brutais.

 Berna Reale vive e trabalha em Belém do Pará, Brasil. Algumas de suas exposicões individuais recentes incluem: Agora: Right Now, na Nara Roesler (2022), em São Paulo, Brasil (2022); Festa, no Viaduto das Artes (2019), em Belo Horizonte, Brasil; Deformation, no Bergkirche (2017), e Berna Reale – Über uns / About Us, na Kunsthaus (2017), ambas em Wiesbaden, Alemanha; Berna Reale: Singing in the Rain, no Utah Museum of Contemporary Art (UMoCA) (2016), em Salt Lake City, Estados Unidos; Vazio de nós, no Museu de Arte do Rio (MAR) (2013), no Rio de Janeiro, Brasil.

Entre mostras coletivas recentes, encontramos seus trabalhos em: Brasilidade Pós-Modernismo, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-SP) (2022), em São Paulo, Brasil; 3ª Beijing Photo Biennial, China (2018); 56ª Bienal de Veneza, Itália (2015); além de Brasile. Il coltello nella carne, no Padiglione d’Arte Contemporanea Milano (PAC-Milano) (2018), em Milão, Itália; Video Art in Latin America, II Pacific Standard Time: LA/LA (II PST: LA/LA), no LAXART (2017), em Hollywood, Estados Unidos; Artistas comprometidos? Talvez, na Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) (2014), em Lisboa, Portugal.

Suas obras fazem parte das coleções do: Instituto Itaú Cultural, São Paulo, Brasil; Kunsthaus Wiesbaden, Wiesbaden, Alemanha; Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), São Paulo, Brasil; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), Rio de Janeiro, Brasil; e JW Collection, Atlanta, Estados Unidos.

A exposição ocorre nas galerias do térreo, e a entrada é gratuita, com retirada de ingresso em nossa bilheteria ou no site do CCBB.  A classificação indicativa da mostra é livre. Entretanto, determinadas obras da exposição são sinalizadas com totens na entrada das salas.

Serviço

De 10/04 a 10/06, de quarta a segunda, das 10h às 22h
Galerias do Térreo – CCBB BH
Entrada gratuita com retirada de ingresso na bilheteria ou no site do CCBB.

FOTOS – LUCAS BOIS

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Arte entre muitas camadas

Ana Claudia Almeida impacta tanto com a solidez quanto fluidez de seus trabalhos, sucesso em galerias brasileiras e no exterior

Presente imperativo

A demanda de construir uma casa em tempo mínimo não impediu ao escritório Bloco Arquitetos, de Brasília, de superar expectativas

O Sertão é Ser Tão

Exposição em SP, da AM Galeria de Arte, encanta e surpreende ao mostrar o traço comum dos artistas ali reunidos

Atração e repulsa

Ruídos, exposição da artista Berna Reale, em cartaz no CCBB BH, apresenta um recorte da extensa produção da artista paraense

plugins premium WordPress