Tesouros Ancestrais do Peru, exposição no CCBB BH, apresenta peças que contam a história de antigas civilizações da América Antiga
INSTA: CCBB BH
Cerâmica, cobre, ouro, prata e têxteis são os materiais utilizados nas peças que estão em exposição no CCBB Belo Horizonte, na mostra Tesouros Ancestrais do Peru. Datadas de 900 a.C a 1600 d.C elas trazem momentos chave de mais de 10 mil anos da história andina.
É um dos mais importantes acervos da história das civilizações andinas até a consolidação do Império Inca, maior e mais importante reunião de culturas da América antiga.
Um conjunto raro, já que quase tudo o que havia em território inca foi destruído, roubado ou derretido, que revela um acúmulo histórico notável de conhecimentos e a maestria em diversas técnicas e ofícios, refletidos na elegância e complexidade das peças apresentadas, que apresentam um nível de sofisticação excepcional, mesmo nas civilizações mais antigas.
Na mostra, traços culturais dos povos andinos são revelados em utensílios como depiladores, bolsas, penachos, máscaras funerárias e coroas feitas de ouro. Há também módulos dedicados à cerâmica e aos objetos têxteis, como jaquetas, gorros e sapatos.
Reconhecido como patrimônio pelo Ministério da Cultura do Peru, o conjunto raro de objetos descobertos em diversas expedições arqueológicas pertence à Fundação Mujica Gallo, e faz parte do catálogo do Museo Oro del Perú y Armas del Mundo.
Com curadoria de Patricia Arana e Rodolfo de Athayde, a mostra é dividida em cinco blocos temáticos – Linha do Tempo, Mineração, Divindades e Rituais, Cerâmica e Têxteis e Colonização.
Também conhecido como Tahuantinsuyo, ou “Terra de Quatro Regiões”, na língua quechua, o Império Inca foi a maior e mais importante reunião de culturas da América antiga. Com base em Cusco, sede política localizada no atual Peru, era formado por diversos povos e atingiu, em seu auge, cerca de 12 milhões de habitantes.
Politeístas, os incas conseguiram, entre 1438 e 1532, unificar, seja pela força ou por alianças, sociedades da região costeira do Oceano Pacífico e da cordilheira dos Andes.
Espalhados por um território estimado em 4 mil quilômetros, que ia do sul da Colômbia até partes do Chile e da Argentina, passando por todo o Equador, Peru e Bolívia, os povos da região tinham em comum o domínio de técnicas sofisticadas de administração, mineração, irrigação, agricultura, cerâmica, produção têxtil e arquitetura. O mais conhecido e visitado desses territórios é Machu Picchu, um dos poucos não destruídos completamente durante o processo de colonização.
SERVIÇO
Tesouros Ancestrais do Peru
de 28 de fevereiro de 2024 a 06 de maio de 2024, de quarta a segunda, das 10h às 22h (fecha às terças)
Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte
Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG
Entrada gratuita, mediante retirada de ingresso no site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria do CCBB Belo Horizonte