Arte que urge

Em tempos vulneráveis, marcados pela violência à cultura e à arte, a importância de conhecer a obra de artistas como Athos Bulcão

Insta: FUNDAÇÃO ATHOS BULCÃOALEXANDRE MANCINI

Athos Bulcão era um artista de rara sensibilidade. Foi pintor, escultor, desenhista e deixou sua marca inconfundível na construção da capital da República, com suas obras realizadas em azulejos.

O convite feito por Oscar Niemeyer ao artista, no sentido de uma parceria que hoje determina o imaginário em torno de Brasília, parece ter aberto a possibilidade de novas experiências: Athos Bulcão uniu a tradição da azulejaria à inventividade da composição aplicada na arquitetura. Sua obra é mais que técnica e expressividade, é um legado. E nenhum outro artista atingiu o tamanho de sua obra institucional, que é fortemente vinculada ao caráter urbano e pautada pela aproximação entre o pedestre e a obra.

Seu excepcional trabalho no desenvolvimento da arte em azulejaria é marcado por um dos principais objetivos na arte abstrata geométrica: a aplicabilidade da obra, de forma que o mesmo não seja confinado em áreas expositivas, como galerias e museus. Ao contrário, ele é compartilhado com a cidade.

“Apesar de Athos Bulcão ter criado obras de arte integradas à arquitetura, das mais conhecidas do povo brasileiro, poucos sabem de sua autoria”, comenta o artista Alexandre Mancini, um dos nomes mais importantes da azulejaria brasileira contemporânea, profundo conhecedor da matéria. Ele também licenciou com exclusividade à Fundação Athos Bulcão, um catálogo de padrões modulares formado por desenhos inéditos que carregam as lições do mestre.

E é Mancini quem enumera algumas das obras mais conhecidas de Bulcão: “Vemos diariamente as criações do professor nos noticiários políticos – em entrevistas concedidas por membros do Congresso com o famoso painel de azulejos com grafismos azuis, carinhosamente apelidado de “Ventania” ao fundo; nas decisões no Plenário da Câmara dos Deputados, onde, também ao fundo, há uma instalação em placas metálicas com retângulos verdes e amarelos; ou no Supremo Tribunal Federal, com seu relevo em mármore, com formas semicurculares”.

Há inúmeras outras criações de Athos Bulcão que estão no dia a dia das decisões do país, vistas por todos nós corriqueiramente. Elas estão também em casas e em outros espaços públicos. Silencioso, elegante e bem-humorado, Athos Bulcão despertou nos amantes da cultura, em uma Brasília ainda carente de arte, o desejo de preservar sua obra, que pontua caminhos.

Sobre os atuais episódios de violência, depredação e destruição de acervo artístico e cultural do patrimônio brasileiro recentemente em Brasília, incluindo obras de Athos Bulcão, Alexandre Mancini afirmou: “Golpes – ou suas tentativas – já foram vistos nas mais diversas formas, contudo nunca havíamos presenciado o desejo explícito pela destruição e pela devastação dos símbolos civilizatórios. E a face desta manifestação de ódio é simbolizada justamente nos ataques ao nosso tesouro: muito mais que a tentativa de conquistar o poder, o objetivo maior é a destruição daquilo que criamos de melhor, nossas expressões mais ricas e originais. Ao atacar as obras de arte, viu-se de fato, o ataque ao povo brasileiro e à democracia”.

FOTO DE CAPA – Azulejo intitulado “Ventania”, instalado no Salão Verde da Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional. Foto do acervo da Fundação Athos Bulcão.

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Atração e repulsa

Ruídos, exposição da artista Berna Reale, em cartaz no CCBB BH, apresenta um recorte da extensa produção da artista paraense

Muito além dos muros do museu

Série audiovisual Caminhadas, lançada recentemente pela Oficina Francisco Brennand é um convite para uma jornada pela de redescobertas e inspiração

Cheio de graça

Reforma de um apartamento no centro de Belo Horizonte apresenta soluções que conferem uma digital única a todos os ambientes

De bem com a vida

Projeto paisagístico de Flavia D’urso em propriedade no sul da Bahia respeita a natureza e cria um paraíso muito particular.

plugins premium WordPress