Versátil e Reciclável

Presente na arquitetura e no design de interiores, o aço garante uma longeva parceria entre CASACOR Minas e a ArcelorMittal

Insta: CASACOR MINASARCELORMITTALCYNTHIA SILVASEBRAE MINAS

Versátil e infinitamente reciclável, o aço vem ganhando cada vez mais espaço na arquitetura e no design de interiores. Nas edições da CASACOR Minas isso fica evidente por uma parceria longeva que a mostra tem com a ArcelorMittal que, além de vergalhões, comparece com perfis, chapas, tubos e barras aplicados na entrada, nos espaços comuns de circulação e também em ambientes exclusivos.

Este ano, o aço ArcelorMittal é a estrutura principal do ambiente assinado pela arquiteta Cynthia Silva, o Espaço Origem Minas, do Sebrae Minas. Ele está presente desde a parte estrutural e base de vedação até o design de interiores. “Além da estrutura, temos aço na base da ilha principal e na estante expositora dos produtos, feita com vergalhões”, comenta a arquiteta. Pelo sétimo ano consecutivo ela é a responsável por esse espaço, que é um programa do Sebrae Minas de apoio a micro produtores e artesãos.

A parceria entre a ArcelorMittal e a CASACOR é um namoro antigo que começou em 1999, com o fornecimento de aço para a mostra. A consolidação dessa relação veio a partir de de 2006, quando a ArcelorMittal passou a ser patrocinadora do evento. São muitos os projetos patrocinados pela empresa ao longo desse período, entre eles o o Pavilhão Nuvem, o Cuboesia e o Ninho De Guacho, instalações que foram reconhecidas nacional e internacionalmente nas principais publicações e premiações de arquitetura e design.

“Tem sido uma parceria de muito sucesso, em que, para além de reforçarmos a nossa marca e demonstrarmos as soluções desenvolvidas que apontam para o futuro da habitação, reforçamos o nosso compromisso com a construção inteligente, que gera impacto positivo para as pessoas e o planeta”, comenta Amanda Lacerda, Gerente Geral de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal Aços Longos. Para ela, é importante ressaltar também que, em todos esses anos, a empresa contribuiu com reflexões sobre a ocupação de espaços e a integração com a cidade de forma criativa e sustentável.

Os números impressionam. Somente nesta edição, a ArcelorMittal realizou a doação de mais 10 toneladas de aço para o evento, com destaque para os vergalhões de Alta Resistência CA 70 e XCarb, feito 100% de sucata metálica e energia renovável – produtos pioneiros e oferecidos com exclusividade pela empresa no mercado.

“O aço é protagonista na arquitetura e base da construção civil. Iniciativas como a CASACOR Minas são ótimas oportunidades de mostrarmos a presença desse material na vida das pessoas, além de apresentarmos, na prática, a aplicabilidade dos nossos produtos, que podem ser utilizados tanto nas fundações como no design de interiores. A ArcelorMittal conta com frentes que atuam, junto com os clientes, na pesquisa e no desenvolvimento de soluções inovadoras e mais eficientes, que considerem custo, flexibilidade arquitetônica, geração de resíduos e conforto do usuário”, destaca Gustavo Canaan, diretor executivo de vendas da ArcelorMittal Aços Longos Brasil.

Este ano traz mais um dado interessante sobre a empresa. O espaço que sedia a mostra, o Espaço 356, também foi construído com aço 100% ArcelorMittal. Localizado às margens da BR 356, o complexo passou por um grande retrofit para oferecer um

novo conceito de entretenimento na cidade, o de living center, que reúne em um só lugar gastronomia, moda, arte, práticas esportivas e bem-estar.

Sobre a Arcelor Mittal

Maior produtor de aço no Brasil e líder no mercado global, o Grupo ArcelorMittal tem cerca de 127 mil empregados, sendo 20 mil no Brasil, e atende a clientes em 140 países, com o propósito de criar aços inteligentes para as pessoas e o planeta.

A empresa tem unidades industriais em oito estados (MG, ES, RJ, SC, CE, BA, SP e MS), além de unidades de distribuição e serviços em todo o país. É a única empresa do setor do aço no Brasil a contar com a certificação ResponsibleSteel.

As plantas brasileiras têm capacidade de produção anual de 15,5 milhões de toneladas de aço bruto e de 5,1 milhões de toneladas de minério de ferro e atende as indústrias automobilística, de eletrodomésticos, construção civil, óleo e gás, naval, dentre outras.

A empresa atua, ainda, em áreas como geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas plantadas de eucalipto) e tecnologia da informação.

FOTO DE CAPA – Ambiente de Cynthia Silva, CASACOR Minas 2024.  Foto: NY18

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

A força da arte

As artes visuais desempenharam um papel de destaque na CASACOR Minas 2025, com exposições comandadas por importantes galerias de BH

Além da sala

Projeto de Pedro Lázaro para a CASACOR Minas 2025 surpreende pelo conceito, pela sensibilidade e pelo respeito histórico que apresenta

Living do Colecionador

Ambiente assinado por Joana Hardy na CASACOR Minas 2025 propõe interpretação contemporânea das casas mineiras

A arte de bem receber

Projeto da arquiteta Manuela Senna esbanja sofisticação e apuro técnico e demonstra clara intenção de reunir pessoas, memórias e afetos