Tocando em frente

Fazenda no interior de Minas, com projeto de interiores de Flávia Roscoe e paisagismo de Felipe Fontes é pura inspiração

Insta: FLÁVIA ROSCOEFELIPE FONTES

Diz a inspirada letra de Almir Sater que é preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir e é preciso chuva para florir. Lendo esses versos e vendo essas fotos, provavelmente ela já começou a tocar internamente em quem admira essa casa de fazenda, construída em meio à natureza exuberante e às lavouras de café no interior de Minas Gerais. Ela certamente é destinada a sorrisos pela paz que transmite, com projeto de arquitetura de Jairo Fernandes e projeto de interiores pelas mãos da arquiteta Flávia Roscoe.

Uma casa solar, ampla, com janelas generosas que permitem que o verde do paisagismo impecável, assinado por Felipe Fontes presenteie os moradores por qualquer ângulo que a vista alcança. Aliás, a partir desses janelões é possível admirar um pôr do sol de cartão postal.

Ao trabalhar os espaços internos, os acabamentos, a iluminação, detalhamentos em madeiras e pedras, escolher o mobiliário e as obras de arte, Flávia Roscoe se ateve a cada detalhe que pudesse transformar a vivência e a convivência na casa em algo único e especial. E conseguiu chegar ao resultado almejado graças ao equilíbrio harmonioso de volumes e formas, cores e texturas, além de um exímio estudo de luz e apreço nos acabamentos.

É sobretudo uma casa com características marcantes de brasilidade, confortável e acolhedora, muito prática e com uma atmosfera de hospitalidade escancarada pela proposta fluida e aconchegante de cada um dos espaços.

O mobiliário em madeira maciça escolhido para as áreas internas e externas expõe peças de design brasileiro e também peças rústicas de rara beleza que remetem diretamente ao estado bruto da natureza.

Pautada entre tons terrosos e azuis, cores que, além da alegria que transmitem, se harmonizam com os maciços de plantas tropicais que rodeiam e entram na sala. Nesse sentido, o trabalho do paisagista Felipe Fontes soube harmonizar as áreas verdes plantadas com a natureza que a acolhe, em uma sintonia tão fina que às vezes não se percebe onde uma termina e a outra começa.

 Em cada canto, o cuidado de expressar sutilezas, como é o caso da mesa de jantar em madeira braúna, rodeada pelas cadeiras assinadas por Dado Castelo Branco. É também no jantar que se destaca o trabalho do artista Fernando Veloso que preenche o ar com uma energia boa, conjugando cores em suas pinceladas vibrantes.

Já o bar de vinhos tem balcão em bege bahia e uma mesa redonda com poltronas confortáveis que são um sincero convite ao convívio no melhor estilo, com o clima fresco do terraço. A transparência de panos de vidro aproxima ainda mais o deck rodeado desse paisagismo mágico. Ele teve a madeira destonalizada para que esta possa envelhecer naturalmente.

É aí também que os estofados em tons de azul e branco permitem mais leveza e alegria, ao se fundirem com a imponência do jardim. A iluminação pontuada e intimista oferece uma luz agradável, que agrega nos momentos necessários à luz natural que entra com generosidade pelas janelas.

Entre os adornos, peças pontuadas e escolhidas com muito critério, para valorizar o layout e para permitir que as plantas também se estabeleçam dentro de casa.

O lavabo também é criterioso, detalhado em bege bahia, ambiente que também convida o verde da área externa para fazer parte da cena. Já os quartos, todos com janelas amplas, receberam uma decoração com madeira e tecidos com tramas naturais. De qualquer ambiente, a música de Satter continua a tocar como uma inspiração vinda de um projeto tão particular: “Penso que cumprir a vida seja simplesmente compreender a marcha e ir tocando em frente”.

FOTOS – JOMAR BRAGANÇA

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Atração e repulsa

Ruídos, exposição da artista Berna Reale, em cartaz no CCBB BH, apresenta um recorte da extensa produção da artista paraense

Muito além dos muros do museu

Série audiovisual Caminhadas, lançada recentemente pela Oficina Francisco Brennand é um convite para uma jornada pela de redescobertas e inspiração

Cheio de graça

Reforma de um apartamento no centro de Belo Horizonte apresenta soluções que conferem uma digital única a todos os ambientes

De bem com a vida

Projeto paisagístico de Flavia D’urso em propriedade no sul da Bahia respeita a natureza e cria um paraíso muito particular.

plugins premium WordPress