Sintonia fina

Projeto assinado pela arquiteta Ana Paula Rohlfs foi elaborado pela profissional desde a fundação até as obras de artes escolhidas

Insta: Ana Paula Rohlfs

Um projeto digno da grandiosidade da vista que se descortina para a cidade, priorizando a integração da casa com o entorno. Arquitetura e decoração foram pensadas em total sintonia, com o objetivo de favorecer a fluidez entre os espaços, a funcionalidade e o conforto. A área de lazer, elaborada para ser o local mais valorizado da casa, conta um complexo aquático que tem início com uma piscina/spa dentro da academia, com passagem direta para a piscina externa, que se conforma como uma praia, com seu formado curvo. Na sequência, ela se transforma em raia, com 21m de extensão e borda infinita para o mar de montanhas. A finalização é feita por um espelho d’água, onde foram dispostas espreguiçadeiras molhadas.

Ao centro da enorme piscina, foi criado um deck de madeira natural com outro spa, agora externo.  A proposta foi ter a piscina com borda infinita implantada na extensão da vista de todas as salas, gourmet e lazer da casa. O living foi criado para interagir com o bilhar e bar, com sofás voltados para a esplêndida vista e com conceito de lounge, onde de um lado recebe o estar e, do outro, atende a sinuca e o bar.

Outro ponto forte do projeto é a parede em concreto aparente ao fundo da sinuca que, por sua vez, recebeu feltro amarelo. Um rasgo no chão, feito em vidro fixo traz o jardim para dentro de casa e dá uma sensação fluida a essa parede. Obras de arte assinadas por Marcos Benjamim, Porangaba, Ken Fukuda e vários outros expoentes artistas enobrecem os ambientes. Destaca-se, também, o tapete oriental, em azul jeans lavado em patchwork.

O bar, detalhado em carvalho lavado que faz contraponto com o piso em limestone St Remy, serve de apoio para taças, adega climatizada e frigobar. Uma lareira vazada, também em limestone, disposta entre o jantar e o living, atende aos dois ambientes, além de ser parte da entrada social da casa.

 E nela, na entrada social, a alvenaria também foi valorizada, com a parede em concreto aparente que se contrapõe com o teto e fachada em ripas de peroba natural. Já o lavabo, em limestone, tem desenho da bancada tratado como obra de arte e integra o jardim interno com o externo.

As portas e painéis projetados entre a sala de jantar, cozinha e área gourmet dão privacidade para o funcionamento da casa no dia a dia, permitindo também a integração completa desses ambientes com a grande varanda. Destaque, aqui, para mais uma obra assinada por Porangaba e para o lustre italiano da Memo/Cassina. Foi necessário criar um grande pano de vidro blindado, entre o jantar e a escada em limestone, para garantir segurança, aliado à porta também blindada, para acesso ao segundo piso.

Uma grande mesa redonda abriga 10 lugares, com cadeiras em palhinha e madeira. A área gourmet, integrada ao jantar, tem uma pegada vintage nos azulejos com formas geométricas em preto e branco e bancadas também em silestone. Para o funcionamento completo dessa área, ela conta com eletrodomésticos de ponta, além de um forno de pizza em aço inox. A ampla cozinha abriga despensa, copa e armários projetados.

 Na sequência da área gourmet, a arquiteta projetou a academia com vestiários, sauna e piscina/spa interno com acesso à piscina externa e um grande painel de vidro fixo que privilegia a vista das montanhas de qualquer ponto.

No segundo andar, a arquiteta projetou o home-cinema com sofá em couro natural, com 6m de comprimento, complementado por chaises nas extremidades e pufes de apoio no centro. A movelaria foi detalhada pela profissional, para abrigar toda a parafernália de áudio, video e automação. Para aquecer este ambiente, o projeto utilizou muita madeira.

Na suíte do casal, portas/painéis para o closet de 35m2 e para o banheiro, todo em mármore carrara. Detalhamento de mobiliário para LCD, criados e cama contemporânea, com destaque para o abajour OVO e para a poltrona, que recebeu tecido Pucci.

No banho do casal, uma grande bancada e banheira com vista para a piscina foram separados com portas e painéis de vidros semi-opacos das as áreas de utilização intima. As outras três suítes também foram projetadas com as mesmas características e zelo da suíte máster. A iluminação pontuada utiliza tecnologia led e automação e completam este elaborado projeto, pensado pela profissional desde a fundação até as obras de artes escolhidas.

Fotos: Jomar Bragança

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Presente imperativo

A demanda de construir uma casa em tempo mínimo não impediu ao escritório Bloco Arquitetos, de Brasília, de superar expectativas

O Sertão é Ser Tão

Exposição em SP, da AM Galeria de Arte, encanta e surpreende ao mostrar o traço comum dos artistas ali reunidos

Atração e repulsa

Ruídos, exposição da artista Berna Reale, em cartaz no CCBB BH, apresenta um recorte da extensa produção da artista paraense

Muito além dos muros do museu

Série audiovisual Caminhadas, lançada recentemente pela Oficina Francisco Brennand é um convite para uma jornada pela de redescobertas e inspiração

plugins premium WordPress