Oriente-se

Não só nos pratos que oferece, mas também em sua decoração, restaurante japonês une à criatividade boas doses de personalidade

Insta: KANPAICRISTIANO SÁ MOTTA

Um observador sensível que viaja pelos grandes centros urbanos mundo afora, acometido pelo aumento espontâneo de interesse cultural pela comida, percebe que há algo fora de ordem com a homogeneidade de gosto dos ambientes de grande parte dos restaurantes que visitam. Há um excesso de bom gosto que deixa esses lugares com cara de mais do mesmo, apesar de propostas muito diferentes.

Foi pensando nisso e com a ideia de criar um espaço descontraído e fora do convencional, que o arquiteto Cristiano Sá Motta projetou o restaurante Kanpai, um japonês que apresenta um menu com criações modernas e opções tradicionais, tendo em comum, a escolha pelos melhores ingredientes.

Fugindo de caricaturas, o Kanpai remete à cultura japonesa por uma solução simples e bastante eficiente. Do teto em concreto aparente pendem diversas luminárias de papel esféricas ou abauladas de diferentes tamanhos e alturas. Uma estratégia de baixo custo e grande impacto visual. Como brinca, ‘fazer caro é fácil’.

A madeira escolhida, também nessa pegada, é o pinus que, além de ter um preço mais baixo que as demais, é reciclada. Seguindo a mesma linha de raciocínio, o mobiliário, em sua maioria, é fruto de garimpo e, por isso, não é homogêneo, o que, no conjunto, só acrescenta uma dose a mais de charme ao espaço. Também faz parte desse charme peculiar o banco que abraça a parede, semelhante a um sofá chesterfield vermelho gigante.

Entre os vários atrativos da casa, a espaçosa varanda recuada da rua permite um clima quase praiano e a ilha central revestida de cerâmica de metrô, que valoriza o serviço do sushiman, deixa evidente que tudo no Kanpai é bem cuidado, limpo e organizado.

A alegria das cores escolhidas completa com jovialidade e uma vibração positiva em que ganha força com a playlist selecionada. Um lugar para celebrar bons momentos. A sensação é que ali, você se sente em casa.

Inaugurado há sete anos no bairro Sion, em Belo Horizonte, pelos sócios Lucas Oliveira, Adair Silva e Guilherme Xavier, o restaurante Kanpai sempre trabalhou com menu digital e apostou na coquetelaria autoral, sem perder de vista a qualidade da comida. Lugar para curtir bons momentos.

FOTOS – DIVULGAÇÃO

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Living do Colecionador

Ambiente assinado por Joana Hardy na CASACOR Minas 2025 propõe interpretação contemporânea das casas mineiras

A arte de bem receber

Projeto da arquiteta Manuela Senna esbanja sofisticação e apuro técnico e demonstra clara intenção de reunir pessoas, memórias e afetos

Por quê importa?

Dunia Zaidan na CASACOR Minas 2025 rompe com ideia que associa neutralidade à elegância reafirmando o valor da expressão individual

Suíte de hotel

Em seu ambiente para a CASACOR Minas 2025, Sérgio Viana propõe um ambiente que conecta o visível e o sensorial