O tempo não para

Projeto de Ana Bahia para CASACOR Minas oferece o inusitado como expressão de bom gosto, equilibrando épocas e muito capricho

Insta: CASACOR MINASANA BAHIAMA PERLE TABLE COUTURE

O que faz com que o projeto da arquiteta Ana Bahia para a CASACOR Minas 2022 seja único? O inusitado que ele nos oferece. O encanto está, por exemplo na capa da revista impressa da mostra. Há muitos detalhes e destacamos alguns, que mostram como a criatividade de um profissional pode transformar um ambiente com personalidade, ao saber jogar com o uso de materiais e com novas formas de layout.

O primeiro deles é a utilização do revestimento da Portobelo, que cobre a parede principal. A proposta é ousada e foge do padrão comum. E o resultado é tão surpreendente que faz pensar: ‘Como é que eu não pensei nisso antes?’ Ele confere uma plasticidade que certamente foi pensada para estar em harmonia com o todo.

O outro detalhe que enche os olhos é fazer com que a mesa de centro seja um lugar para abrigar espécies de plantas em um estudado paisagismo, como em um vaso, embora seu papel seja, sim, o de mesa, porém com outro fim. Com isso, Ana nos oferece o protagonismo do verde. As plantas aqui não são coadjuvantes, estão no centro das atenções.

Acontece que as atenções também se voltam para outros elementos. No jantar está, por exemplo, a primorosa mesa assinada por Ticha Ribeiro, da Ma Perle Table Couture. O ambiente trafega com desenvoltura entre o estilo modernista e o muito moderno, utilizando peças especialíssimas dos anos 1950 junto a outras extremamente atuais. Para arrematar, o grande pendente art déco sobre o jantar cria esse dinamismo de trafegar por várias épocas com equilíbrio.

Envolvida com pinceladas de cinza, preto e verde, não dá para definir esta sala pela base neutra da qual parte o projeto da arquiteta Ana Bahia. Sim, a base é neutra. Mas há no ambiente um toque mais dramático que deve ser percebido com calma.

Aberto ao paisagismo à sua volta, o resultado consegue destacar merecidamente o mobiliário e as obras de arte, onde outras cores se expressam com muita sensibilidade.

FOTOS MIOLOHENRIQUE QUEIROGA
FOTO CAPAJOMAR BRAGANÇA

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

A arte de bem receber

Projeto da arquiteta Manuela Senna esbanja sofisticação e apuro técnico e demonstra clara intenção de reunir pessoas, memórias e afetos

Por quê importa?

Dunia Zaidan na CASACOR Minas 2025 rompe com ideia que associa neutralidade à elegância reafirmando o valor da expressão individual

Suíte de hotel

Em seu ambiente para a CASACOR Minas 2025, Sérgio Viana propõe um ambiente que conecta o visível e o sensorial

Um sala bem brasileira

Projeto da arquiteta Ana Bahia para CASACOR Minas oferece ao olhar um agradável encontro entre o familiar e o inusitado