O Design é o protagonista

Consulado da Itália em BH lança projeto Idee di Design, série de vídeos com participação de profissionais de diversas áreas.

Insta: Consulado da Itália em BHCasacor Minas

Vídeo de lançamento do projeto, com o Consul da Italia em Belo Horizonte, Dario Savarese.

Na década de 1950 Lina Bo Bardi começou a trabalhar para organizar um campo de atuação para os desenhistas industriais recém-formados no Brasil. A modernista italiana era visionária e já enxergava, naquela época, o potencial que o país tinha para o design, embora encontrasse resistência entre os empresários.

Hoje, embora o país seja um dos mais premiados em design no mundo, ainda há um longo caminho pela frente. Apesar de toda a competência, há um conflito inevitável entre os profissionais e o mercado. No vasto campo do conhecimento, o intercâmbio de ideias e propostas é sempre de extrema relevância e foi pensando dessa forma que o Consulado da Itália em Belo Horizonte criou o projeto Idee di Design.

O projeto apresenta uma série de vídeos temáticos que mostram como o design italiano influenciou e ainda continua exercendo forte influência em todo o mundo, inclusive no Brasil. Minas Gerais inclusive possui uma grande comunidade de ítalos-descendentes, sendo um dos estados brasileiros mais ligados à Itália. E essa influência trouxe impacto em diversos setores, incluindo a arquitetura, a indústria e o mercado criativo.

Durante a websérie, o público poderá acompanhar as curiosidades e as histórias por trás de projetos ou produtos que serão contadas e/ou analisadas por arquitetos, designers, pesquisadores e profissionais criativos convidados. Todos os vídeos foram gravados em português, mas também contarão com legendas em italiano, para facilitar a troca de ideias entre representantes das duas nacionalidades.

“O design italiano, assim como a língua, a arte, a cultura, a culinária, o cinema e a música é um dos aspectos que tornam a Itália única e apreciada em todo o mundo, juntamente com seus produtos e estilo de vida. E o Brasil também se destaca em todas essas áreas citadas, e tem muita sinergia com a nossa cultura e com a nossa forma de expressar a criatividade”, destaca Dario Savarese, Cônsul da Itália em Belo Horizonte.

Serão ao todo 8 vídeos, cada um seguindo uma temática, envolvendo a participação de diferentes convidados. Eles serão lançados mensalmente e ficarão disponíveis no canal de Youtube do Consulado da Itália em Belo Horizonte e também no IGTV do perfil da CASACOR Minas, no Instagram.O lançamento acontece amanhã, com vídeo “Excelência em Iluminação”, com Dario Savarese, Pedro Lázaro e Nathália Vasconcelos.  Partindo da ideia de que a Itália é referência de excelência na indústria da iluminação, com indústrias reconhecidas mundialmente como Foscarini, Flos, Artemide, Diesel, entre outras, o vídeo mostra como o design, a funcionalidade e a alta performance foram fundamentais para tornar estes produtos objetos de desejo, além de influenciar a produção de vários países. Os convidados desse primeio vídeo abordam os principais nomes que se destacaram no desenvolvimento de luminárias, contribuindo para provocar uma revolução no setor.

Fotos: Barbara Dutra

PROGRAMA DO DIA

Ouça nossos podcasts para

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Sobre a mesa, o sonho

A experiência e as vivências de Ticha Ribeiro somam para que Ma Perle seja uma marca única de Table Couture

Realismo fantástico

Equilibrar razão e emoção em um ambiente encantador e também funcional? O projeto de Manoela Beneti é uma boa resposta