O charme do dendê

Projeto do escritório Alvorada Arquitetos dá ar de casa a apartamento em São Paulo, aproximando arquitetura e natureza com harmonia

Insta: ALVORADA ARQUITETOS

Apartamento com alma de casa é aquele que consegue transmitir uma leveza ao morar que é típica de quem vive em casa. Esse projeto assinado pelo escritório Alvorada Arquitetos (@alvoradaarquitetos) aproxima arquitetura e natureza, acolhendo luz, sombra, vento, água e vegetação. A barreira interior/ exterior é rompida com a integração dos ambientes cobertos com o jardim externo e o deck, que fica em frente a uma praça arborizada.

O destaque fica para o forro natural de dendê, proposto para a varanda coberta e sobre a mesa de jantar e o estar, criando uma luz suave e rendilhada e, ao mesmo tempo, oferecendo uma atmosfera aconchegante e fresca.

Há detalhes bem sintonizados com o bem-viver. O volume do banho e lavabo foi agrupado e destacado através da criação de um bloco revestido em marcenaria verde bambu. O contraste com o nicho, o painel de madeira freijó e o concreto aparente trazem uma identidade elegante, leve e alegre aos ambientes.

A cozinha e área de lavanderia ocupam um volume único minimalista em madeira freijó com nicho em pedra em lâmina calacatta e estabelecem uma relação de diálogo com o painel de madeira do lado oposto da sala que marca o limite da área íntima. A ilha, em posição central, integra-se ao pilar de concreto e ao desenho da mesa de jantar.

Pensando em privilegiar os materiais da marcenaria, os eletrodomésticos foram embutidos, inclusive a geladeira e as evaporadoras do ar-condicionado.

O lavabo foi revestido em seixo branco, o spa externo em pedra hijau, o deck em cumaru e o spa interno em porcelanato com um padrão de pequena granulação. Mais do que uma reforma, esta transformação ressignifica a essência do morar: um abrigo sensorial onde cada material conta uma história, cada detalhe traz um propósito, e o tempo encontra um novo ritmo para fluir.

FOTOS – PEDRO KOK

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

A força da arte

As artes visuais desempenharam um papel de destaque na CASACOR Minas 2025, com exposições comandadas por importantes galerias de BH

Além da sala

Projeto de Pedro Lázaro para a CASACOR Minas 2025 surpreende pelo conceito, pela sensibilidade e pelo respeito histórico que apresenta

Living do Colecionador

Ambiente assinado por Joana Hardy na CASACOR Minas 2025 propõe interpretação contemporânea das casas mineiras

A arte de bem receber

Projeto da arquiteta Manuela Senna esbanja sofisticação e apuro técnico e demonstra clara intenção de reunir pessoas, memórias e afetos