O Ateliê de Cerâmica

Referência nacional em design autoral, coletivo inaugura novo espaço em BH, ocupando uma casa modernista próxima a Praça da Liberdade

Insta: O ATELIÊ DE CERÂMICAMOBIO ARQUITETURA

Primeiro, era um lugar desses raros, que você não imagina que estava ali, em Contagem. Lindo, simples, com uma energia única e aquela sofisticação sem esforço.

Agora, O Ateliê de Cerâmica continua garantindo todas essas qualidades, inerentes ao trabalho desenvolvido por Flavia e Luiza Soares e Daniel Romeiro, mas em novo endereço. Um trabalho que transita entre a arte o design, sem que haja um limite entre os dois.

A mudança para a nova casa, que é um bem cultural tombado que integra o Conjunto Urbano Protegido da Praça da Liberdade, denota uma nova fase d’O Ateliê, para comunicar mais diretamente o nível de sofisticação e complexidade que um minucioso trabalho artesanal consegue atingir.

O projeto arquitetônico de restauro e ambientação do novo endereço foi feito pelo arquiteto Gabriel Castro e seu escritório Mobio Arquitetura, que a partir de agora também está localizado no imóvel com sua nova sede.

O Ateliê de Cerâmica reforça, com essa mudança que, antes de ser uma marca de cerâmica artesanal, é um estúdio de design. Aliás, é referência nacional em design brasileiro autoral. Um coletivo criativo que tem a cerâmica como linguagem essencial.

Como reforça Flávia Soares, eles encontraram nesse material – e nos processos que envolvem a sua fabricação – um campo fértil para explorar talentos individuais que se complementam em um projeto compartilhado.

Sim, é um negócio de design de objetos, o que não anula o desejo de oferecer produtos de ofício legítimos, produzidos com o peso e responsabilidade que o processo artesanal demanda. 

Até o começo do ano, todas as atividades aconteciam na charmosa casa em Contagem (MG), do processo criativo à queima, passando pela loja e eventos diversos. Agora, esse processo, de ponta a ponta, se concentra no novo endereço e já está aberto ao público.

Por lá, também acontecem a apresentação de projetos individuais e coletivos em formato de galeria, além de ter sido remodelada a apresentação das cerâmicas utilitárias.

“Encontramos a síntese de muitas de nossas projeções em uma casa histórica tombada pelo patrimônio cultural de Belo Horizonte, localizada nos arredores da Praça da Liberdade e escondida por um muro. Os traços marcantes da arquitetura moderna não mais passam despercebidos pelas pessoas desde que removemos o muro, em um gesto simbólico do convite ao olhar que caracteriza o Ateliê”, finaliza Daniel Romeiro.

Serviço

Av. Bias Fortes, 225
(31) 33983733.
Funcionamento:  segunda à sexta, 10h às 18h e, aos sábados, 10h às 13h.

FOTOS – GABRIEL CASTRO

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Atração e repulsa

Ruídos, exposição da artista Berna Reale, em cartaz no CCBB BH, apresenta um recorte da extensa produção da artista paraense

Muito além dos muros do museu

Série audiovisual Caminhadas, lançada recentemente pela Oficina Francisco Brennand é um convite para uma jornada pela de redescobertas e inspiração

Cheio de graça

Reforma de um apartamento no centro de Belo Horizonte apresenta soluções que conferem uma digital única a todos os ambientes

De bem com a vida

Projeto paisagístico de Flavia D’urso em propriedade no sul da Bahia respeita a natureza e cria um paraíso muito particular.

plugins premium WordPress