Moderna, simples e sustentável

Cabana em aço modular do Mais Soluções Usiminas em parceria com a Liga Arquitetura tem montagem rápida e é vitalícia

Insta: Liga ArquiteturaUsiminasCasacor Minas

Não é de hoje o desejo de muitos de ter uma casa na montanha, na praia, ou em algum outro lugar que permita maior contato com a natureza, longe do caos urbano. A pandemia aumentou essa vontade, transformando-a quase em uma necessidade para algumas pessoas. Muitas vezes, o local de implantação da casa é de difícil acesso e foi pensando também nessa questão que o e-commerce Mais Soluções Usiminas levou para a CASACOR Minas 2021, um projeto moderno, simples e sustentável: uma cabana feita em aço modular, projetada em parceria com o escritório Liga Arquitetura, dos arquitetos Bárbara Fonseca e Lucas Belisário.

De montagem rápida, a cabana foi inspirada no design escandinavo, que também inspira o modelo de negócio e a facilidade de sua execução. Tanto a compra, feita pela internet, como a agilidade em que ela é erguida ditam todo o processo. Com peças que pesam no máximo 60 kg cada, e que por isso necessitam da mão de obra de duas pessoas para carregar cada uma delas até o terreno em que será instalada, ela foi pensada para ser toda parafusada. Fica pronta em 20 dias e, apesar de poder ser levada de um lugar para outro, é uma construção vitalícia: para durar uma vida inteira.

Compacta, feita em estrutura metálica e still frame e vidro, ela tem dois andares. No térreo fica o estar, com duas poltronas em couro e mesinha de centro, e o apoio de uma cozinha, planejada com o básico: cooktop, cuba, frigobar e armários. Resumindo toda a parte hidráulica no mesmo lugar, a cozinha esconde um banheiro integrado à área externa, que fica na parte de trás. Pequeno, charmoso e funcional, ele conta com dois chuveiros de teto, um jardim em uma das laterais e, do outro lado, um espelho redondo que proporciona a sensação de que o espaço é maior.

Acima dele, no mezanino, o quarto tem duas amplas janelas em abertura máximo-ar, o que permite vista privilegiada do entorno. Ela pode ser apreciada da cama, de estrutura baixa. Tanto a base dessa cama, como toda a parte interna da casa ganhou revestimento em pinus, em contraste com o piso vinílico e com o painel wall do teto, pintado de preto.

Na área externa, o conforto de quatro poltronas em aço e três banquinhos, além da lareira também em aço completam a cena. Simplicidade no uso de materiais, praticidade no conceito e uma arquitetura que dá a leitura contemporânea a uma casa em estilo cabana.

FOTOS: Luiza Ananias

PROGRAMA DO DIA

Ouça nossos podcasts para

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Sobre a mesa, o sonho

A experiência e as vivências de Ticha Ribeiro somam para que Ma Perle seja uma marca única de Table Couture

Realismo fantástico

Equilibrar razão e emoção em um ambiente encantador e também funcional? O projeto de Manoela Beneti é uma boa resposta