Maurício Bomfim

Uma história de dedicação, talento e muita inspiração de um designer que soube aproveitar cada oportunidade para chegar onde está

Insta: Maurício Bomfim

O caminho percorrido pelo mineiro Mauricio Bomfim até assumir o design de móveis autorais que tem destacado seu nome no mercado começou com o exercício do olhar, do toque, da observação dos detalhes.  Passou também pela exigência de ter que entender sobre qualidade, conforto, durabilidade e ter que estar sempre atento às novidades e tendências do setor. É que essa história que desembarca no momento atual teve início quando Maurício trabalhava como gerente de uma loja no ramo moveleiro. “O design caiu no meu colo, foi uma coisa incrível e veio transformar a minha vida”, comenta. Depois da primeira experiência, ele trabalhou para uma grande rede de móveis em Belo Horizonte, atuando ainda na curadoria de mobiliário e ainda definindo a imagem e o layout das lojas.

O que aprendeu na prática durante esse período, ele refinou com a teoria, no curso de Design de Interiores, concluído em 2014. A partir de então, Maurício sentiu-se pronto para alçar vôo solo, fundando o MB Stúdio Design. Seu escritório, preparado para atuar no desenvolvimento de projetos de design e arquitetura de interiores residenciais e comerciais, assume agora o foco exclusivo no design de produtos, ao qual ele tem se dedicado com afinco. O que Maurício Bomfim tem executado e que tem chamado a atenção do mercado é fruto de um olhar afiado de quem sempre encarou com seriedade o que faz.

“Desde a primeira coleção, tudo aconteceu de uma forma muito rápida e instantânea” ele conta sem rodeios. Maurício hoje trabalha exclusivamente com a marca Hoje é exclusivo da marca Felling Estofados, uma das maiores do Brasil, de quem recebeu a encomenda de desenhar dois produtos inicialmente. Desenhou três e eles ficaram encantados. Hoje, a coleção inteira é assinada por Maurício Bomfim. “Deu muito certo desde a primeira coleção e eles me chamaram para ser o designer exclusivo da marca. Hoje os produtos também são vendidos em outros países”, comemora.

O trabalho de Maurício é baseado em um tripé que une afeto, humor e observação. Vindo de uma família muito simples, o pai pedreiro e a mãe faxineira, o designer sempre se viu cercado do essencial e primordial, o amor, e soube tirar partido desse ensinamento que parte do sentimento para criar suas peças. A linha batizada de Veredas, por exemplo, veio da necessidade de contar um pouco a própria história. Como bom mineiro, gosta de viajar pelas cidades localizadas nos arredores da capital, buscando entender a identidade e a criatividade própria de cada lugar. “Quando viajo, gosto de colocar o pé no chão mesmo. Conhecer pessoas e as histórias da região. A linha Veredas conta um pouco disso. Cada peça leva o nome de uma árvore, semente ou raiz do nosso sertão tão rico e tão ricamente narrado por Guimarães Rosa em Grande Sertão: Veredas. Pesquisei muito antes de concluí-la”, explica.

Outro trabalho recente, a poltrona sabiamente batizada de Longeva mostra como o trabalho do designer vem crescendo. É o primeiro que faz em madeira. “Sou muito determinado naquilo que eu quero. A fábrica sentiu necessidade de fazer algo em madeira e eu entrei de cabeça”. O sucesso foi imediato. Tanto, que a empresa decidiu ampliar seus domínios e abriu uma fábrica de madeira. “Eles executaram tudo primorosamente”, elogia Bomfim. A cadeira, que apresenta movimento, equilíbrio e técnica, é uma peça atemporal, daquelas que são passadas de geração para geração.

O primeiro desenho executado na madeira não é a única novidade no trabalho do designer. Em breve virão outras. Além de uma coleção inteira em madeira, uma linha para áreas externas está prevista para ser lançada entre o final de 2021 e início de 2022.

O profissional, que costuma sonhar com seus projetos e rascunhá-los no meio da noite, tendo uma ideia precisa do que aquilo vai virar, se prepara para lançar uma coleção em Milão, no ano que vem. Fica aqui a torcida pela consagração de seu talento no mercado externo.

FOTOS GENTILMENTE CEDIDAS PELO DESIGNER

PROGRAMA DO DIA

Ouça nossos podcasts para

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Sobre a mesa, o sonho

A experiência e as vivências de Ticha Ribeiro somam para que Ma Perle seja uma marca única de Table Couture

Realismo fantástico

Equilibrar razão e emoção em um ambiente encantador e também funcional? O projeto de Manoela Beneti é uma boa resposta