Lucas Dupin

Livro com sua trajetória tem textos do curador do MAM de SP, Cauê Alves, e da curadora francesa Élise Girardot

Insta: LUCAS DUPINGALERIA PERISCÓPIOGALERIA LUMELIVRARIA DA RUA

“A parte pelo todo” é o nome do livro que o artista mineiro Lucas Dupin lança amanhã, na Livraria da Rua, em Belo Horizonte. A obra traz textos inéditos assinados pelo curador-chefe do museu de Arte Moderna de São Paulo, Cauê Alves, e pela curadora francesa Élise Girardot. Com projeto gráfico do Estúdio Guayabo, a edição é bilíngue (português/inglês), possui 208 páginas e tiragem de 1.000 exemplares.

A publicação abrange 15 anos de trabalho do artista e apresenta uma seleção do que ele produziu entre 2007 e 2021 em diversas linguagens como pintura, instalação, fotografia e performance. Com concepção editorial do próprio artista, as obras são apresentadas sem obedecer uma ordem cronológica, com fotografias e pequenos textos que contextualizam cada uma das ações. Dentre elas, por exemplo, está a série “Tempo-revés” (2014-2017), que abrange instalação, fotografia e performance. Obras dessa série foram exibidas, em 2017, na Funarte-SP, no Instituto Tomie Ohtake e na programação da 13ª edição da SP-Arte.

Para o artista, que já participou de exposições individuais e coletivas, além de importantes residências artísticas, no Brasil e no exterior, esta é uma oportunidade única de poder revisitar diferentes momentos de sua trajetória. “Grande parte dessa produção artística, no entanto, acaba ficando restrita ao período expositivo e raramente se vê registrada no formato de um livro ou reunida em um mesmo local”, pontua Dupin, que já foi contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea em 2015, e na 6ª edição da Residência Artística Bolsa Pampulha, em 2016, entre outros.

No próximo dia 26 de maio, Dupin inaugura sua segunda exposição individual, na Galeria Lume,em São Paulo. O livro “A parte do Todo” é fruto de quatro anos de amadurecimento de um projeto que foi viabilizado a partir de uma campanha de financiamento coletivo, realizada entre maio e julho de 2021. Além do apoio direto de mais de 270 pessoas, a publicação contou com o patrocínio das Galerias Lume e Periscópio e o co-patrocínio de Felipe Hegg e Luiz Mussnich.

Lucas Dupin:

Mestre (2012) e Bacharel (2008) em Artes Visuais pela UFMG, Lucas Dupin já participou de exposições e residências artísticas no Brasil e no exterior. A maior constante em sua produção está na capacidade de diálogo com os contextos em que trabalha, embora se volte com frequência para observação atenta da transitoriedade presente no cotidiano. Sem se ater aos materiais, linguagens e modos de trabalhar específicos, busca dentro do seu universo de investigação realizar trabalhos em que partes são capazes de acessar um todo. Dupin já participou de mais de uma dezena de importantes premiações e residências artísticas como, por exemplo, Pivô (2019), Kaaysá (2019), 6º Bolsa Pampulha (2016), OCA/OEI (2018), FAAP (2017) FUNDAJ (2015), Banff Centre (2011) e, em anos anteriores, destaca-se o Prêmio Arte Contemporânea da FUNARTE (2015) e o 2º Prêmio Energias na Arte (2010) no Instituto Tomie Ohtake, no qual recebeu a primeira colocação. Vive e trabalha em São Paulo e Belo Horizonte. Representado pelas galerias Lume (SP) e Periscópio (MG).

Lançamento do livro “A parte pelo todo”, no dia 30, das 11h às 14h, na Livraria da Rua (R. Antônio de Albuquerque, 913, Funcionários).

FOTOS: GENTILMENTE CEDIDAS PELO ARTISTA

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Mistura Fina

Projeto do escritório Casa Tereze para apartamento em São Conrado, no Rio, une a bossa carioca com a alma mineira

Arte entre muitas camadas

Ana Claudia Almeida impacta tanto com a solidez quanto fluidez de seus trabalhos, sucesso em galerias brasileiras e no exterior

Presente imperativo

A demanda de construir uma casa em tempo mínimo não impediu ao escritório Bloco Arquitetos, de Brasília, de superar expectativas

plugins premium WordPress