Leve Pousar

Projeto do arquiteto Júnior Piacesi na edição CASACOR Minas 2021 mostra que é permitido desacelerar sem perder nada em sofisticação

Insta: Piacesi Arquitetos AssociadosDuratexCasacor Minas

Vídeo Felipe Faria

Que tal ir mais devagar? Parece difícil encarar essa proposta em um mundo que não aceitou desacelerar, mesmo com as experiências vividas a partir de 2020. O estilo de vida que prega uma vida sem pressa, mais leve e equilibrada pode ser fundamental e é possível tirar proveito da arquitetura, do design e da decoração para que esse objetivo se transforme em prática. A base está no conceito de slow living, que sugere uma vida e trabalho inspirados por valores simples e reais, indo muito além do sustentável.

Esse projeto parte do conceito de uma casa/loft, modular e modulável, toda em estrutura metálica, de montagem rápida, utilizando placas de cimento no piso e rasgos de luz no teto. O breeze se encaixa como principal elemento arquitetônico favorecendo o conforto térmico dos ambientes.

Nada é complicado, seja na montagem, na arquitetura ou no uso do espaço. Não há também nada que o mascare. Por isso as soluções permitem ampla circulação, visibilidade e liberdade, adaptando-se às necessidades de quem utiliza o espaço.

A opção pelo revestimento em madeira, da Duratex, traz conforto visual e acolhimento. Em uma área de 320m2, a proporção interna se equivale à do deck externo, cada uma com 150m2. Os ambientes integrados sugerem que morar, receber família e amigos e mesmo trabalhar em um mesmo espaço é uma realidade e são ações que podem estar em perfeita harmonia.

Estrategicamente, essa casa oferece abrigo para necessários momentos de reclusão e, ao mesmo tempo, se adapta à realidade, que pede conciliação em um lar que proporciona acolhida, morada, onde é possível expandir-se, seja no modo conectado ou off-line. Foi pensada para que as obrigações diárias possam ser cumpridas com facilidade e onde seja possível recarregar a própria energia, tirando o peso diário da sensação de que sobra pouco tempo para o simples existir.

Vídeo Felipe Faria

É também um projeto que cria novas perspectivas para o verde, mesmo quando ele não for abundante no entorno. Por isso, ele está dentro da casa, de forma naturalista e inspiradora em um pátio interno que incorpora o paisagismo e faz a divisão dos ambientes. Uma jabuticabeira em local estratégico onde recebe luz solar e até mesmo a água da chuva.

Vídeo Felipe Faria

O espaço social e o íntimo foram separados, reservando o quarto e o banheiro em um módulo à parte do principal. Na paleta de cores, o mínimo também impera. O preto, o branco, a madeira e a neutralidade do cimento favorecem as peças de design, assinadas por Zanine Caldas, Ricardo Fasanello, Olavo Machado, além da linha autoral do arquiteto de cadeiras e espelhos.

Vídeo Felipe Faria

Tudo soma na sofisticação e atemporalidade do projeto e mostra que menos pode ser aconchegante, cheio de beleza e muito prático.

Vídeo Felipe Faria

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Atração e repulsa

Ruídos, exposição da artista Berna Reale, em cartaz no CCBB BH, apresenta um recorte da extensa produção da artista paraense

Muito além dos muros do museu

Série audiovisual Caminhadas, lançada recentemente pela Oficina Francisco Brennand é um convite para uma jornada pela de redescobertas e inspiração

Cheio de graça

Reforma de um apartamento no centro de Belo Horizonte apresenta soluções que conferem uma digital única a todos os ambientes

De bem com a vida

Projeto paisagístico de Flavia D’urso em propriedade no sul da Bahia respeita a natureza e cria um paraíso muito particular.

plugins premium WordPress