Juan Casemiro

Artista ganha exposição em BH com obras que transitam entre a arquitetura, poesia e o universo da classe operária brasileira

Insta: JUAN CASEMIRO

Artista visual mineiro, Juan Casemiro vive e trabalha entre Conceição das Pedras e São Paulo. Entre pinturas, desenhos, textos e outras criações, a questão política é presença forte no que ele produz. Mais tocante ainda porque dizem respeito ao agora, ao momento atual em que estamos inseridos.

Sem pretensão de chegar a conclusões, as criações do artista se tornam formas de lançar reflexões e de também provocar relações de identificação com outras pessoas. Esse engajamento está presente no que ele faz, mas nem sempre foi assim. A morte do pai em 2010 e os anos seguintes, deu início a seu contato mais íntimo com a arte. Para ele, tudo o que fazia era muito pessoal e Juan ainda não se considerava artista.

Em 2011, quando se mudou para São Paulo para fazer Arquitetura, descobriu uma nova paixão: fotografar a cidade e as pessoas, produção que continuava, para ele, autobiográfica, como se fosse uma espécie de diário.


No final de 2019, essa ótica foi sendo alterada, quando Casemiro se dispôs a fazer outras coisas que não tinham tanto a ver com a própria vida. Nesse período, ele estava tentando olhar um pouco para o país e as mudanças políticas do momento e, sem seus trabalhos eram uma forma de transformar em imagens o que ele sentia a esse respeito. Iniciou assim uma pesquisa política, até que veio a pandemia e o artista foi passar um tempo na casa da mãe, em Minas.

Com muito mais espaço para trabalhar, sua arte começou a ganhar outra proporção. Utilizando concreto, gesso, madeira, lata de tinta e também explorando outros materiais, ele sentia que se tornava de fato um artista, pois o que fazia já não era só uma espécie de retrato dele próprio, mas falava de um momento presente muito pulsante, em que as coisas estavam ali e ele estava bebendo na fonte para criar.

Juan Casemiro acredita que a arte tem essa função de despertar reflexões nas pessoas. O que ele cria tem, além do engajamento com uma questão central de trabalho, mistura questões da arquitetura e do espaço, e tem também um viés mais poético, onde forma e composição, por exemplo, importam. A beleza importa.

Exposição em Belo Horizonte

Chama-se “oito horas não são um dia”, a exposição de Juan Casemiro, que será aberta ao público no dia 20 de agosto de 2022, às 14:00, no Museu Mineiro. “oito horas não são um dia” traz a produção recente de Juan Casemiro, de maneira inédita a Belo Horizonte e nos coloca em contato com o vocabulário, muito palpável, do operariado brasileiro, a rotina do tempo e a finitude do patrimônio edificado.

Fazendo o uso de telas de proteção, pincéis, luvas, lixas, arames, faixas de sinalização, blocos de concreto, azulejos e mais uma série de objetos provenientes de escombros e caçambas, o artista dá forma a esta exposição-ensaio. Nas palavras de Lucas de Vasconcellos, curador da mostra, a proposta de Casemiro “é uma chamada para repensarmos o significado do trabalho em nossas vidas – uma vez que a tendência é passarmos a maior parte do tempo nos dedicando a isso – e exprime o desejo de relacionarmos a obra com a arquitetura dos espaços anexos do Museu Mineiro, que além de muito bonitos, propiciam maior transversalidade à narrativa curatorial do museu”.

Suas obras, de forte teor político, transitam entre a arquitetura, a poesia e a composição e nos aproximam do universo da classe operária brasileira.

FOTOS DO ACERVO DO ARTISTA

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Atração e repulsa

Ruídos, exposição da artista Berna Reale, em cartaz no CCBB BH, apresenta um recorte da extensa produção da artista paraense

Muito além dos muros do museu

Série audiovisual Caminhadas, lançada recentemente pela Oficina Francisco Brennand é um convite para uma jornada pela de redescobertas e inspiração

Cheio de graça

Reforma de um apartamento no centro de Belo Horizonte apresenta soluções que conferem uma digital única a todos os ambientes

De bem com a vida

Projeto paisagístico de Flavia D’urso em propriedade no sul da Bahia respeita a natureza e cria um paraíso muito particular.

plugins premium WordPress