Imersa

Projeto do Atelier Marko Brajovic, Casa ARCA é como objeto autônomo em meio à natureza, com mínimo impacto no ambiente

Insta: ATELIER MARKO BRAJOVIC

A localização é privilegiadíssima: na cachoeira Perequé, que faz fronteira com o parque nacional de Bocaina e fica a 10 km das belezas coloniais construídas em Paraty, cidade conhecida não só pela rica herança cultural, mas também pela riqueza natural da região onde foi implantada. O maior propósito dessa casa é ser utilizada para imersões criativas por profissionais (com ou sem crianças) que querem trabalhar em suas criações imersos na natureza e em um ambiente que oferece muito conforto.

Só isso já bastaria para atrair o desejo de muitos para conhecer esse lugar. Mas a casa, batizada de ARCA, nome dado pelos moradores da região que compararam a arquitetura da casa a um navio no meio da Mata Atlântica reserva ainda outros encantos, soluções arquitetônicas que a fazem única.

O projeto assinado pelo Atelier Marko Brajovic, na verdade, não se inspirou em uma embarcação, mas em um tipo específico de casa indígena (Asurini, Médio Xingu), instalado como objeto autônomo em meio à natureza, com mínimo impacto ao seu ambiente.

Para este efeito de baixo impacto, a opção foi utilizar uma estrutura em formato de concha que se auto sustenta, solucionando com o mesmo elemento o telhado, as paredes e acabamentos.

Os módulos de Galvalume (aço + alumínio + zinco) foram montados no local em apenas uma semana e podem ser facilmente desmontados e reconstruídos em um novo local.

A parede interna de madeira é somente de 3 cm de espessura, encaixada à medida em que é internamente reforçada por barras de aço que comprimem toda a estrutura.

A casa pode acolher dois casais com filhos, possui uma cozinha totalmente equipada, banheiro e uma generosa área aberta que pode funcionar como uma sala ou espaço para workshops criativos e treinamentos profissionais. Para essa segunda opção, as camas se transformam em sofás e os quartos em salas de produção.

Com área de 130m2, ela é prática, inusitada para os parâmetros convencionais e inteligente. Para inspirar, para encantar e estimular a criatividade, passa essa sensação de que está sempre de braços abertos para receber pessoas e se integrar à natureza.

FOTOS – VICTOR AFFARO

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Mistura Fina

Projeto do escritório Casa Tereze para apartamento em São Conrado, no Rio, une a bossa carioca com a alma mineira

Arte entre muitas camadas

Ana Claudia Almeida impacta tanto com a solidez quanto fluidez de seus trabalhos, sucesso em galerias brasileiras e no exterior

Presente imperativo

A demanda de construir uma casa em tempo mínimo não impediu ao escritório Bloco Arquitetos, de Brasília, de superar expectativas

plugins premium WordPress