Harmonia e melodia

Refúgio urbano tem projeto que lembra uma flor na paisagem árida do cerrado, a 15 minutos do centro de Brasília

Insta: EQUIPE LAMASSAMUEL LAMAS

Soluções simples reforçam a beleza desse projeto assinado pelo escritório Equipe Lamas. Se em seu interior (feito em parceria com o escritório Casulo), a casa Catavento oferece um clima lúdico, confortável e descontraído, com peças desenhadas pelo arquiteto Samuel Lamas e mestres do design nacional e internacional, em sua arquitetura, repete a mesma proposta. Localizada a 15 minutos do centro de Brasília, ela foi implantada como uma flor na paisagem árida do cerrado da região.

São quatro volumes soltos, desenhados sobre uma malha de módulos quadrados e rotacionados, interligados ao redor de um pátio interno descoberto. Na primeira ‘caixa’, garagem e áreas de serviço; na segunda, a sala de TV, escritório e suíte do casal; na terceira, dois quartos, banheiro, lavabo e ateliê e, na última, o volume do estar/jantar e cozinha, que se integram à varanda por portas deslizantes. Assinado por Mariana Siqueira, o paisagismo foi pensado como uma extensão do bioma local, com árvores e capins nativos.

Utilizando materiais e soluções construtivas de baixo custo, a construção é em estrutura mista, com vigas metálicas apoiadas sobre pilares de concreto.  As paredes de alvenaria externas foram pintadas na cor terra clara e dialogam cromaticamente com o céu, enquanto as paredes internas são brancas, destacando obras de arte e mobiliário.

A escolha do piso cimentício e do forro em compensado naval, presente também no mobiliário da cozinha e nas estantes que acolhem a coleção de livros dos moradores, somam na sensação de acolhimento, além de oferecerem um charme particular ao projeto. Somente nas áreas molhadas, a opção de piso foi alterada para o granito cinza.

 O resultado se traduz em um refúgio urbano, localizado a 15 minutos do centro de Brasília. A área de 2000 m2 possibilitou espalhar os 375 m2 de construção pelo terreno unindo harmonia e melodia em um mesmo espaço.

FOTOS –  JOANA FRANÇA

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Atração e repulsa

Ruídos, exposição da artista Berna Reale, em cartaz no CCBB BH, apresenta um recorte da extensa produção da artista paraense

Muito além dos muros do museu

Série audiovisual Caminhadas, lançada recentemente pela Oficina Francisco Brennand é um convite para uma jornada pela de redescobertas e inspiração

Cheio de graça

Reforma de um apartamento no centro de Belo Horizonte apresenta soluções que conferem uma digital única a todos os ambientes

De bem com a vida

Projeto paisagístico de Flavia D’urso em propriedade no sul da Bahia respeita a natureza e cria um paraíso muito particular.

plugins premium WordPress