Galeria Yayoi Kusama

Com projeto de Fernando Maculan e Maria Paz, Inhotim inaugura galeria permanente, dedicada a uma das mais emblemáticas artistas atuais

Insta: INHOTIMYAYOI KUSAMAFERNANDO MACULANMARIA PAZ

O Instituto Inhotim inaugurou, no último dia 16, sua vigésima galeria permanente, dedicada a Yayoi Kusama, uma das mais renomadas e emblemáticas artistas da atualidade.  Ela abriga duas de suas obras: I’m Here, But Nothing (2000) e Aftermath of Obliteration of Eternity (2009), trabalhos pertencentes à Coleção do Instituto Inhotim, adquiridos em 2008 e 2009.

Yayoi Kusama é reconhecida mundialmente pelo seu trabalho caracterizado por uma imaginação criativa e cativante, com diversidade de suportes e linguagens, sobretudo nas instalações imersivas, que convidam o espectador a  mergulhar em seu universo, aguçando a sua percepção.

O projeto arquitetônico da Galeria Yayoi Kusama foi desenvolvido pelos arquitetos Fernando Maculan (MACh) e Maria Paz (Rizoma). A proposta da arquitetura da galeria pensa não somente em um espaço protegido para receber as instalações, mas também para o seu público, trabalhando com a ideia da espera e da permanência em um espaço de convívio. 

“Dada a relevância do trabalho de Yayoi Kusama e a conhecida atratividade de grandes públicos, o projeto da galeria conta com um amplo espaço de espera e preparação”, explicam os arquitetos. O paisagismo da Galeria Yayoi Kusama, assinado por Juliano Botim, curador botânico do Inhotim, traz um caminho sinuoso feito de pedras que desvela a galeria ao público, despertando a curiosidade de quem chega.

Um jardim planejado,  inspirado em um jardim tropical multicolorido, com um toque de psicodelia, onde foram plantadas mais de 4 mil bromélias e apresenta a linguagem paisagística já consolidada do museu e jardim botânico.

OBRAS

Totalmente Iluminado por luz negra, um ambiente doméstico comum é tomado por inúmeros pontos brilhantes coloridos. Os móveis e os objetos que compõem I’m Here, But Nothing (2000) são corriqueiros de uma casa, como sofá, televisão, mesa, cadeiras, porta-retratos, tapetes e mais objetos de decoração.

Os pontos em tinta fluorescente são adesivos espalhados pelas paredes, por todos os objetos, no teto e no chão. Com a luz negra (UV-A, ultravioleta), esses pontos coloridos cintilam ao olhar do espectador, transformando o espaço, ativando a percepção e, de certa maneira, preenchendo um vazio.

Já Aftermath of Obliteration of Eternity (2009) parte dos princípios da filosofia de auto-obliteração pensada pela artista, do desejo de negar a sua existência se unindo ao infinito, como parte de um todo. Nesse ambiente imersivo, a proposta é que o espectador seja conduzido a um universo completamente diferente do exterior, um cosmo transcendental.

PROJETO ARQUITETÔNICO

Para a Galeria Yayoi Kusama, foram criados pequenos largos com bancos de madeira, como um convite à permanência daqueles que visitam a galeria ou que estão apenas desfrutando da ambiência e da vista.

Se visto por cima, como uma intervenção de cor na paisagem, o projeto conecta dois momentos da vegetação existente – a mata espontânea e o jardim planejado – e parece ocultar um mundo mágico a ser descoberto pelas pessoas que visitam o parque.

“Nosso projeto se sintetiza em duas ações sobre esta paisagem já alterada: a criação de uma cobertura leve para sombreamento de toda a área, e a inserção de um edifício longilíneo que se estende em todo o limite da praça com a mata, ancorado nos dois taludes laterais”, especificam Fernando Maculan e Maria Paz.

FOTO DE CAPA – Fachada da galeria Yayoi Kusama. Foto: Daniel Mansur.

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Casa viva

Cheio de bossa, apartamento da arquiteta Ana Bahia é um bom exemplo de como um arquiteto pensa a própria casa

Raízes autênticas

Longe de modismos, apartamento do designer de interiores Belchior Almeida respira brasilidade, autenticidade para criar a beleza vive no possível

A força da arte

As artes visuais desempenharam um papel de destaque na CASACOR Minas 2025, com exposições comandadas por importantes galerias de BH

Além da sala

Projeto de Pedro Lázaro para a CASACOR Minas 2025 surpreende pelo conceito, pela sensibilidade e pelo respeito histórico que apresenta