Férias eternas

Projeto do escritório Miguel Pinto Guimarães Arquitetos Associados mimetiza a natureza em uma casa onde o lazer é palavra imperiosa

Insta: MIGUEL PINTO GUIMARÃES ARQUITETOS ASSOCIADOS

Tem clima de férias que não precisam de data para começar e muito menos parece que terão um dia para terminar. Além do lazer explícito e convidativo da casa, ao observá-la do lado de fora, a impressão que fica é que uma parte do jardim foi rasgada do solo e elevada.

É como se ela casa mimetizasse a natureza com sua extensa rampa ajardinada que, além de conferir beleza ao conjunto, oferece economia energética e conforto ambiental. Melhor ainda imaginar que, com o passar do tempo, o desenvolvimento da vegetação a transformará em uma cortina natural que irá abraçar o edifício.

Com essa proposta, a intenção do escritório Miguel Pinto Guimarães Arquitetos Associados foi a de abrigar a arquitetura e devolver ao terreno a mesma superfície verde das plantas que existiam ali, potencializando o imóvel e o terreno.

O grande desafio de projeto foi criar a estrutura de cobertura caminhável, sem nenhum pilar: uma rampa que se eleva do solo e se apoia no segundo pavimento, perpendicular ao pilotis. A solução foi projetar uma treliça metálica triangular: aparente do lado de dentro e, por fora, coberta por um sistema de brises verticais em madeira.

A planta se desenvolve em “L” nos dois pavimentos. No térreo, estão distribuídas todas as opções de lazer com sala de tv, música, jogos, cozinha gourmet e adega, além de um grande gramado que serve para prática de esportes e uma área protegida para relaxamento com redário e um braseiro com bancos ao redor.

No pavimento superior, está localizada a área íntima, com duas suítes e uma sala de descanso. Em todo o interior, a opção foi por uma paleta cromática discreta e pelo uso de mobiliário funcional e despojado, com peças assinados por designers nacionais.

É na cobertura caminhável que fica o ponto mais importante da edificação, o solarium, ambiente de relaxamento onde é possível contemplar a paisagem e o pôr do sol.

FOTOS – ANDRÉ NAZARETH

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Atração e repulsa

Ruídos, exposição da artista Berna Reale, em cartaz no CCBB BH, apresenta um recorte da extensa produção da artista paraense

Muito além dos muros do museu

Série audiovisual Caminhadas, lançada recentemente pela Oficina Francisco Brennand é um convite para uma jornada pela de redescobertas e inspiração

Cheio de graça

Reforma de um apartamento no centro de Belo Horizonte apresenta soluções que conferem uma digital única a todos os ambientes

De bem com a vida

Projeto paisagístico de Flavia D’urso em propriedade no sul da Bahia respeita a natureza e cria um paraíso muito particular.

plugins premium WordPress