Férias eternas

Projeto do escritório Miguel Pinto Guimarães Arquitetos Associados mimetiza a natureza em uma casa onde o lazer é palavra imperiosa

Insta: MIGUEL PINTO GUIMARÃES ARQUITETOS ASSOCIADOS

Tem clima de férias que não precisam de data para começar e muito menos parece que terão um dia para terminar. Além do lazer explícito e convidativo da casa, ao observá-la do lado de fora, a impressão que fica é que uma parte do jardim foi rasgada do solo e elevada.

É como se ela casa mimetizasse a natureza com sua extensa rampa ajardinada que, além de conferir beleza ao conjunto, oferece economia energética e conforto ambiental. Melhor ainda imaginar que, com o passar do tempo, o desenvolvimento da vegetação a transformará em uma cortina natural que irá abraçar o edifício.

Com essa proposta, a intenção do escritório Miguel Pinto Guimarães Arquitetos Associados foi a de abrigar a arquitetura e devolver ao terreno a mesma superfície verde das plantas que existiam ali, potencializando o imóvel e o terreno.

O grande desafio de projeto foi criar a estrutura de cobertura caminhável, sem nenhum pilar: uma rampa que se eleva do solo e se apoia no segundo pavimento, perpendicular ao pilotis. A solução foi projetar uma treliça metálica triangular: aparente do lado de dentro e, por fora, coberta por um sistema de brises verticais em madeira.

A planta se desenvolve em “L” nos dois pavimentos. No térreo, estão distribuídas todas as opções de lazer com sala de tv, música, jogos, cozinha gourmet e adega, além de um grande gramado que serve para prática de esportes e uma área protegida para relaxamento com redário e um braseiro com bancos ao redor.

No pavimento superior, está localizada a área íntima, com duas suítes e uma sala de descanso. Em todo o interior, a opção foi por uma paleta cromática discreta e pelo uso de mobiliário funcional e despojado, com peças assinados por designers nacionais.

É na cobertura caminhável que fica o ponto mais importante da edificação, o solarium, ambiente de relaxamento onde é possível contemplar a paisagem e o pôr do sol.

FOTOS – ANDRÉ NAZARETH

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

A arte de bem receber

Projeto da arquiteta Manuela Senna esbanja sofisticação e apuro técnico e demonstra clara intenção de reunir pessoas, memórias e afetos

Por quê importa?

Dunia Zaidan na CASACOR Minas 2025 rompe com ideia que associa neutralidade à elegância reafirmando o valor da expressão individual

Suíte de hotel

Em seu ambiente para a CASACOR Minas 2025, Sérgio Viana propõe um ambiente que conecta o visível e o sensorial

Um sala bem brasileira

Projeto da arquiteta Ana Bahia para CASACOR Minas oferece ao olhar um agradável encontro entre o familiar e o inusitado