Experiência de luxo

AvantGarde Concept Store, projeto do arquiteto Sérgio Viana brinda os sentidos com sensações únicas em ambientes sofisticados e tecnológicos

Insta: Sérgio VianaAvantGarde Motors

Ainda durante a Renascença, no século 15, Leonardo da Vinci projetou um triciclo movido a corda, como um relógio. A ideia, porém, nunca saiu do papel e o automóvel só começou a ganhar vida três séculos depois, a partir do aperfeiçoamento da máquina a vapor. Precisou acontecer um salto tecnológico para que surgisse o primeiro meio de transporte a fazer uso de um motor a gasolina para se locomover. Era um automóvel com apenas três rodas, criado em 1885, por um alemão de nome Karl Benz

Mais um salto enorme e chegamos ao século 21 com carros capazes de proezas inimagináveis para a maioria dos mortais. Eles ainda não voam, mas permanece por eles uma paixão quase unânime. É comum ouvir um suspiro ou ver um sorriso aberto quando algumas dessas máquinas possantes desfilam no trânsito atraindo todos os olhares.

Por isso, quando anunciaram que a AvantGarde Concept Store iria ser inaugurada em Belo Horizonte, houve um frisson no mercado. Mesmo que isso tenha acontecido durante a pandemia. Situada na avenida Raja Gabaglia, o “templo automobilístico”, como vem sendo chamado, oferece Ferraris, Lamborghinis, McLarens e outros veículos de qualidade excepcional para quem pode desembolsar quantias nada módicas para se tornar proprietário dessas belezuras.

Para agradar um público bastante exigente, o projeto arquitetônico teve que ser pensado sem abrir mão um milímetro desse parâmetro. Assinado pelo arquiteto Sérgio Viana, ele teve como primeiro desafio fazer o retrofit de um imóvel antigo, que deveria ser transformado em um espaço inovador, tecnológico e sensorial. Segundo o arquiteto, o design de velocidade nas linhas arquitetônicas, teve como aliado o projeto luminotécnico, que trabalhou percursos de luz em paralelo com a arquitetura proposta.

Em um espaço de 6 mil m2, projeções, painéis de LED e plataformas giratórias permitem múltiplas possibilidades. O complexo conta com três salões de vendas, cada um deles com características singulares: Salão Circular, Salão Premium e o Salão Underground.

Vamos por partes: o Salão Circular tem uma arquitetura futurística, todo em tons de branco com detalhes em dourado. A iluminação e projeções passaram por um cuidadoso projeto. Quinze projetores foram instalados para criar projeções e efeitos inusitados no teto curvo desse ambiente. Exibições que remetem ao oceano, às galáxias e pistas de corrida criam diversas imagens para a fachada, voltada para a movimentada avenida. Todos os materiais foram cuidadosamente escolhidos para potencializar o espaço. O piso branco brilhante, por exemplo, cria reflexos das luzes e projeções. Um painel de LED curvo emoldura o carro que fica em uma plataforma giratória, podendo ser exposto para a vitrine ou para o interior da loja.

Ainda nesse ambiente, o mezanino oferece um lounge e espaço para restaurante. Seu fechamento é em vidro magnetizado comandado por um sistema de automação que pode ser controlado pelo celular. A proposta oferece liberdade de integração visual dessa área, criando o efeito de transparência ou opacidade, de acordo com a necessidade. No lavabo deste salão, as paredes curvas receberam banda de rodagem de pneu criando uma textura inusitada, o espelho é curvo e, no teto, a lNo teto, lona tensionada, traz uma iluminação homogênea e marcante.

No Salão Premium, o piso com textura de asfalto propõe uma experiência única aos clientes. As zebras de Fórmula 1 transformam o ambiente em um espaço de imersão no mundo automobilístico. Uma luminária linear de 40m x 2,8 m ilumina todos os carros expostos paralelamente à vitrine e cria efeitos de percursos visuais com o painel de LED que se transforma em uma plataforma para o carro em destaque. O fechamento do mezanino é em vidro espelhado inclinado, criando diversos reflexos dos automóveis expostos na loja. Todos os banheiros deste salão trazem soluções inovadoras. Um lavabo totalmente sensorial possibilita o cliente utilizá-lo sem realizar nenhum contato com as cubas e metais.

No Salão Underground uma projeção mapeada de 55m de comprimento cria diversas cenas e cenários para a exposição dos carros. Esse salão também recebeu um estúdio fotográfico completo, com plataforma giratória. As escadas receberam iluminação e texturas criando espaços instagramáveis pela loja. Em cada centímetro da loja a palavra-chave é Experiência.

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Atração e repulsa

Ruídos, exposição da artista Berna Reale, em cartaz no CCBB BH, apresenta um recorte da extensa produção da artista paraense

Muito além dos muros do museu

Série audiovisual Caminhadas, lançada recentemente pela Oficina Francisco Brennand é um convite para uma jornada pela de redescobertas e inspiração

Cheio de graça

Reforma de um apartamento no centro de Belo Horizonte apresenta soluções que conferem uma digital única a todos os ambientes

De bem com a vida

Projeto paisagístico de Flavia D’urso em propriedade no sul da Bahia respeita a natureza e cria um paraíso muito particular.

plugins premium WordPress