Espaço de Fruição

No ateliê da artista Adriana Varejão, assinado pelos escritórios Siqueira + Azul Arquitetura, ventilação, iluminação e prazer em estar

Insta: SIQUEIRA + AZUL ARQUITETURAADRIANA VAREJÃO

Leve e espaçoso, o ateliê da artista Adriana Varejão tem projeto assinado pelos escritórios Siqueira+ Azul Arquitetos. Instalado em uma construção existente dividida em dois blocos, ele foi pensado para ter a área de produção estruturada no bloco de trás, que atende às funções necessárias.

Já o bloco da frente e o pátio interno –  importante eixo de ligação entre os dois – ganhou uma nova estrutura, com a ideia de concentrar o acervo e reunir a biblioteca, além de agregar um ambiente de convívio.

 Executado em 2014 em uma área de 450m², o projeto criou para as fachadas um novo elemento arquitetônico, em malha quadrada de ferro, permitindo a execução de grandes painéis pivotantes.

Para evidenciar a bela vista que se tem de lá,  e também  proteger as obras de arte, grandes portas deslizantes em tela solar foram executadas nas partes internas das fachadas.

A biblioteca foi distribuída em dois pavimentos em um ambiente com pé-direito duplo, com acesso também por escada em estrutura metálica com longarinas aparentes. A utilização da estrutura metálica viabilizou peças mais esbeltas e leves permitindo uma linguagem contínua no plano vertical, bem como a visualização das prateleiras como um único conjunto no duplo vão.

Bastante ventilado e iluminado, o espaço é compartilhado  no local dos trainéis, mapoteca e escritório e a áreas funcionais com longas bancadas monolíticas que foram criadas nas áreas de uso comum.

Texto escrito a partir da descrição feita pela equipe do projeto, publicada anteriormente no Archdaily.

FOTOS – ANDRÉ NAZARETH

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Living do Colecionador

Ambiente assinado por Joana Hardy na CASACOR Minas 2025 propõe interpretação contemporânea das casas mineiras

A arte de bem receber

Projeto da arquiteta Manuela Senna esbanja sofisticação e apuro técnico e demonstra clara intenção de reunir pessoas, memórias e afetos

Por quê importa?

Dunia Zaidan na CASACOR Minas 2025 rompe com ideia que associa neutralidade à elegância reafirmando o valor da expressão individual

Suíte de hotel

Em seu ambiente para a CASACOR Minas 2025, Sérgio Viana propõe um ambiente que conecta o visível e o sensorial