Entre mundos

Unindo o histórico ao contemporâneo com fluidez, projeto do Studio 44 na CASACOR Minas cria ambiente de permanência para visitantes

Insta: CASACOR MINASSTUDIO44

No início era uma garagem de uma casa construída nos anos 1940. O que ela virou já é outra história.  O projeto do Studio 44, escritório dos arquitetos Adriana Ferreira, Fernando Coelho e Magno Horácio para esta edição da CASACOR Minas partiu dessa garagem para chegar à Galeria de Arte e Varanda, ambientes onde os visitantes da mostra têm se sentido notadamente à vontade.

Os profissionais comemoram esse fato, pois era dessa forma que pensavam a utilização do que foi projetado. Ocupando parte da edificação tombada e parte do prédio que está sendo construído ao seu lado, a ideia era criar uma fusão harmônica entre o histórico da casa e o contemporâneo da nova construção para possibilitar, de fato, uma experiência de permanência para as pessoas.

O piso em pedra Bege Bahia escovado, a tela de laje enferrujada que cobre as paredes do casarão e se repetem como base expográfica na galeria, a pérgola metálica, também enferrujada, que faz a conexão entre a parte coberta e a descoberta e os bancos em tijolinho são elementos arquitetônicos que se destacam.

Todos reforçam a unidade almejada, em harmonia com as escolhas de materiais naturais presentes no mobiliário, nas tramas do tapete em juta e com a presença significativa do paisagismo no projeto.

Diferente das galerias de arte tradicionais, os arquitetos pensaram em um ambiente que também fosse acolhedor, para receber, a cada semana, uma nova exposição. No conjunto, o resultado surpreende por mostrar um espaço vivo na CASACOR Minas e por isso mesmo compreendido assim por quem passa ali. Dá vontade de ficar.

FOTOS – JOMAR BRAGANÇA

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Puro zelo

Respeitoso projeto de reforma assinado por Joana Hardy em apartamento do Edifício Niemeyer é tão precioso quanto a construção icônica.

Mistura Fina

Projeto do escritório Casa Tereze para apartamento em São Conrado, no Rio, une a bossa carioca com a alma mineira

Arte entre muitas camadas

Ana Claudia Almeida impacta tanto com a solidez quanto fluidez de seus trabalhos, sucesso em galerias brasileiras e no exterior

plugins premium WordPress