Entre mundos

Unindo o histórico ao contemporâneo com fluidez, projeto do Studio 44 na CASACOR Minas cria ambiente de permanência para visitantes

Insta: CASACOR MINASSTUDIO44

No início era uma garagem de uma casa construída nos anos 1940. O que ela virou já é outra história.  O projeto do Studio 44, escritório dos arquitetos Adriana Ferreira, Fernando Coelho e Magno Horácio para esta edição da CASACOR Minas partiu dessa garagem para chegar à Galeria de Arte e Varanda, ambientes onde os visitantes da mostra têm se sentido notadamente à vontade.

Os profissionais comemoram esse fato, pois era dessa forma que pensavam a utilização do que foi projetado. Ocupando parte da edificação tombada e parte do prédio que está sendo construído ao seu lado, a ideia era criar uma fusão harmônica entre o histórico da casa e o contemporâneo da nova construção para possibilitar, de fato, uma experiência de permanência para as pessoas.

O piso em pedra Bege Bahia escovado, a tela de laje enferrujada que cobre as paredes do casarão e se repetem como base expográfica na galeria, a pérgola metálica, também enferrujada, que faz a conexão entre a parte coberta e a descoberta e os bancos em tijolinho são elementos arquitetônicos que se destacam.

Todos reforçam a unidade almejada, em harmonia com as escolhas de materiais naturais presentes no mobiliário, nas tramas do tapete em juta e com a presença significativa do paisagismo no projeto.

Diferente das galerias de arte tradicionais, os arquitetos pensaram em um ambiente que também fosse acolhedor, para receber, a cada semana, uma nova exposição. No conjunto, o resultado surpreende por mostrar um espaço vivo na CASACOR Minas e por isso mesmo compreendido assim por quem passa ali. Dá vontade de ficar.

FOTOS – JOMAR BRAGANÇA

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Atração e repulsa

Ruídos, exposição da artista Berna Reale, em cartaz no CCBB BH, apresenta um recorte da extensa produção da artista paraense

Muito além dos muros do museu

Série audiovisual Caminhadas, lançada recentemente pela Oficina Francisco Brennand é um convite para uma jornada pela de redescobertas e inspiração

Cheio de graça

Reforma de um apartamento no centro de Belo Horizonte apresenta soluções que conferem uma digital única a todos os ambientes

De bem com a vida

Projeto paisagístico de Flavia D’urso em propriedade no sul da Bahia respeita a natureza e cria um paraíso muito particular.

plugins premium WordPress