Do mestre, com carinho

Ivo Faria abre Instituto que leva seu nome em BH, com agenda de eventos gastronômicos e programa de inclusão social

Insta: IVO FARIAINSTITUTO IVO FARIA

Não dá para ver da rua. A estrutura é ampla, muito bem montada, asséptica como convém à proposta, mas também conectada com a energia de um mestre, o premiado Ivo Faria, considerado um dos principais expoentes da gastronomia mineira. Ivo é coração temperado com os mais nobres ingredientes. O espaço, sede do instituto que carrega seu nome, foi recém-inaugurado no Belvedere. O endereço conta com uma infraestrutura completa que inclui um amplo salão, cozinhas, copa, bar, além de uma área aberta, com um jardim, com projeto de paisagismo de Felipe Fontes, que pode ampliar ainda mais o espaço, tornado o local bastante apropriado para pequenos encontros e comemorações.

A proposta do Instituto Ivo Faria é desenvolver projetos que carreguem não apenas a assinatura, mas também o DNA do chef. Para isso, ele está investindo na criação de uma agenda de eventos para almoços e jantares, experiências envolvendo harmonização de vinhos, além de cursos regulares e workshops voltados para cozinheiros amadores ou profissionais.

E como tudo fica melhor quando envolve um trabalho social, esse item também está incluído na receita do chef, que quer contribuir para a formação de profissionais na área de gastronomia. A ideia de Ivo Faria é capacitar desde as pequenas salgadeiras e cozinheiras que atuam nas mais diversas comunidades até profissionais com ampla experiência no mercado. De acordo com o criador, o Instituto é um lugar criado para se pensar sobre todos os aspectos da gastronomia, como humano, cultural, econômico, social e comportamental. A programação mensal será disponibilizada nas redes sociais(@institutoivofaria). 

Um pouco mais sobre Ivo Faria

Tudo o que Ivo Faria está programando em seu Instituto só foi possível graças aos conhecimentos acumulados ao longo de mais de 50 anos de carreira. Por 25 anos desse meio século, ele esteve à frente do Restaurante Vecchio Sogno, que fez história na capital e recebeu o título de mais longevo do seu segmento. O Vecchio Sogno se transformou em uma forte referência não apenas na cidade, mas em todo o Brasil.

Ivo foi um dos precursores da alta gastronomia no estado, projetando Minas e seus ingredientes para o mundo. Mas a história desse chef genial não se resume apenas ao Vecchio Sogno. Ele também atuou e projetou diversos outros negócios em Belo Horizonte, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento da gastronomia local, valorizando ingredientes e produtores regionais dentro de uma cozinha sofisticada, mas ao mesmo tempo, livre de algumas afetações que hoje fazem parte desse universo.

Apesar de estar bastante empolgado com tudo que vem pela frente, engana-se quem pensa que a inauguração do Instituto pode ser vista como um retorno de Ivo Faria ao mercado. É que o chef nunca parou. Após o fechamento do Vecchio Sogno, em agosto de 2020, em razão da pandemia, o chef vem trabalhando no La Palma, seu outro restaurante, criado em parceria com a filha, a também chef Naiara Faria. Ele também desenvolveu outros projetos para continuar atendendo seu público. A abertura do Instituto é uma oportunidade de conhecermos uma nova faceta deste chef que já entrou para a história, mas ainda tem muito a contribuir. 

Instituto Ivo Faria

Rua Modesto de Carvalho Araújo, 652 – Belvedere

O local conta com serviço de manobrista gratuito – Informações: (31) 97158-1768

FOTOS – NEREU JR.

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Atração e repulsa

Ruídos, exposição da artista Berna Reale, em cartaz no CCBB BH, apresenta um recorte da extensa produção da artista paraense

Muito além dos muros do museu

Série audiovisual Caminhadas, lançada recentemente pela Oficina Francisco Brennand é um convite para uma jornada pela de redescobertas e inspiração

Cheio de graça

Reforma de um apartamento no centro de Belo Horizonte apresenta soluções que conferem uma digital única a todos os ambientes

De bem com a vida

Projeto paisagístico de Flavia D’urso em propriedade no sul da Bahia respeita a natureza e cria um paraíso muito particular.

plugins premium WordPress