Dias de Sol

Pavilhão Praia, projeto dos arquitetos Caio Camargos, Ramon Duplá e Vinícius Fonseca pra CASACOR Minas 2022 é fluido e inteligente

Insta: ABERTA ARQUITETURACASACOR MINASTERRATILE

Como projetar uma casa de praia? Há inúmeras abordagens arquitetônicas para esse vasto território com grande diversidade de temperatura, ventos, topografia, entre outras condicionantes. Dentro dessa diversidade de construções destinadas a essas regiões, o Pavilhão Praia se destaca com sua graça e leveza.

O projeto de Caio Camargos, Ramon Dupláa e Vinícius Fonseca, do escritório Aberta Arquitetura para a atual edição da CASACOR Minas, surge da demanda de uma casa nada convencional e encontra soluções que encantam não só pela simplicidade, mas pelo cuidado arquitetônico do projeto.

A casa é, sobretudo, um ponto de apoio para os usuários e consegue esse resultado promovendo algo mais: a relação entre o construído e o natural. Aqui a arquitetura é simples e eficiente sítio de abrigo. Em três módulos para estar, banho/copa e quarto, apenas o núcleo central é rígido.

Elevada do solo, ela tem estrutura em estacas de madeira que se repetem ritmadas e somente duas vedações são utilizadas: a telha metálica vermelha na cobertura e envoltórios de panos fluidos e leves. Uma escolha ética e estética que prioriza matérias em estado mais bruto.

Além da estrutura arquitetônica, o pavilhão apresenta outras preciosidades, como a cadeira de balanço da varanda, feita pelo arquiteto Rodrigo Moreira em 1966. O projeto do Pavilhão Praia ganhou o concurso 1º Prêmio Jovens Arquitetos TerraTile, que tem como parceiros a Rica Engenharia, Templuz e Casoca. A proposta do prêmio é ampliar a visibilidade da boa arquitetura, mostrar a importância da forma, da qualidade dos espaços, do design, da sustentabilidade construtiva, enfim, da arquitetura de forma integral, da implantação e do paisagismo ao detalhamento e à iluminação. O Prêmio busca também identificar profissionais capazes de cuidar de todo esse espectro que envolve o trabalho de arquitetura, distinguindo jovens talentos e contribuindo com a inserções destes no mercado de trabalho.

FOTOS: JOMAR BRAGANÇA

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Atração e repulsa

Ruídos, exposição da artista Berna Reale, em cartaz no CCBB BH, apresenta um recorte da extensa produção da artista paraense

Muito além dos muros do museu

Série audiovisual Caminhadas, lançada recentemente pela Oficina Francisco Brennand é um convite para uma jornada pela de redescobertas e inspiração

Cheio de graça

Reforma de um apartamento no centro de Belo Horizonte apresenta soluções que conferem uma digital única a todos os ambientes

De bem com a vida

Projeto paisagístico de Flavia D’urso em propriedade no sul da Bahia respeita a natureza e cria um paraíso muito particular.

plugins premium WordPress