Diálogo de opostos

Com poesia no traço e nas escolhas dos materiais, projeto de residência da Tetro Arquitetura encanta pela proposta singular

Insta: TETRO ARQUITETURA

Na Casa Seriema, projeto da Tetro Arquitetura, uma parede sinuosa divide dois mundos opostos: o sol e a sombra, a montanha e o bosque, o social e o íntimo, o escancarado e o escondido, o explícito e o enigmático.

Antes disso, porém, há uma estrada como prefácio. Para acessá-la, é preciso atravessar uma serra, um deslocamento que marca uma transição. Ao deixar para trás os ruídos da cidade, chega-se a um ambiente sereno, plenamente integrado à natureza.

Localizada nos arredores de Belo Horizonte, a casa se insere com harmonia nesse singular jogo de contrários: de um lado, uma vista ampla e aberta para as montanhas, do outro, mata fechada.

Nesse equilíbrio entre paisagem expansiva e refúgio sombreado, a natureza pulsa também pelos sons emitidos pelas aves típicas da região, que circulam livremente pelo local. Uma delas, a Seriema, inspirou o nome da residência.

Mais do que uma moradia, esta é uma casa concebida como um espaço de pausa. Um lugar para ler, descansar, contemplar a paisagem e compartilhar momentos com os amigos. O desejo da moradora era criar um ambiente de encontro e leitura, onde a arquitetura dialogasse com a poesia.

Em arquitetura, poesia se faz com desenho e sutilezas. E, quanto mais livre o traço, mais profunda ela se apresenta. Aqui, o traço poético se materializa nessa parede sinuosa, que divide a casa em dois universos que, apesar de distintos, ganham fluidez absoluta com o material escolhido para uma transição sem traumas.

No piso, o uso da pedra portuguesa é como um tapete sobre a grama, que parece estendido com capricho para o pouso da casa. A mesma pedra está também nas curvas que insinuam os opostos, sem apartá-los.


FOTOS: LUISA LAGE

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Casa viva

Cheio de bossa, apartamento da arquiteta Ana Bahia é um bom exemplo de como um arquiteto pensa a própria casa

Raízes autênticas

Longe de modismos, apartamento do designer de interiores Belchior Almeida respira brasilidade, autenticidade para criar a beleza vive no possível

A força da arte

As artes visuais desempenharam um papel de destaque na CASACOR Minas 2025, com exposições comandadas por importantes galerias de BH

Além da sala

Projeto de Pedro Lázaro para a CASACOR Minas 2025 surpreende pelo conceito, pela sensibilidade e pelo respeito histórico que apresenta