Loja da Semana Criativa de Tiradentes recém-inaugurada na cidade histórica valoriza ainda mais os artistas e artesãos da região
Insta: Semana Criativa de Tiradentes – Simone Quintas – Junior Guimarães – Alexandre Rousset
Aberta há poucos dias, a loja da Semana Criativa de Tiradentes é um sonho antigo de Simone Quintas e Junior Guimarães. Quando eles criaram o projeto, que já vai para a quinta edição, não viam a necessidade de fazer parte das vendas dos produtos. A ideia era apenas ajudar no desenvolvimento e na divulgação dos artesãos e de seus saberes. Com o passar do tempo, entretanto, eles perceberam que alguns produtos estavam “morrendo”, pois não havia um lugar para serem expostos. “Foi quando entendemos que era preciso ter uma loja, um local que reunisse o que já foi criado nesses quatro anos da Semana Criativa de Tiradentes”, comenta Simone.
E, mesmo com o fato de a pandemia não ser o melhor momento para se abrir uma loja física, foi exatamente neste período que apareceu um bom ponto comercial no centro histórico de Tiradentes. “ É algo raro! Era pegar ou largar!”, explica Simone. O imóvel, um casarão histórico tombado pelo Iphan, com jardim e detalhes típicos da arquitetura local, como o acabamento do teto feito com um trançado de taquara foi considerado pelos dois como lugar perfeito para concretizar o desejo que passou a conviver com os dois.
O projeto do espaço é assinado pelo arquiteto Alexandre Rousset e o paisagismo é do Edu Bianco. Por ser um imóvel tombado, não foram feitas grandes mudanças, mas uma intervenção sutil, de grande efeito visual, trabalhando a cor e a luz de forma precisa. Partindo de uma característica marcante da Semana Criativa, que sempre destaca cores como o ocre, o azul e o vermelho escuro, o arquiteto Alexandre Rousset escolheu cores contrastantes que vão da fachada ao interior da loja: o bege e o verde mais fechado e o azul. A opção de realçar elementos da arquitetura existente, como o revestimento em taquara do teto que foi para outros espaços, também serviram para reforçar os aspectos originais.
Um ponto forte do projeto é o trabalho de marcenaria para a apresentação dos objetos, que ganharam relevância, como se estivessem expostos em uma galeria de arte. Com isso, o ambiente conseguiu sair do lugar comum da maior parte de outras lojas, apresentando uma forma diferenciada de valorizar seu acervo.
A proposta é ir além da mera venda de produtos, mas também fazer do espaço um ambiente acolhedor para os artesãos: um lugar de encontro e também de apoio para que turistas se informem melhor sobre o projeto da Semana Criativa, conheçam os fazeres locais e os artistas da região. A loja oferece ainda produtos desenvolvidos em outros projetos da região, como o Minha Casa em Mim, desenvolvido com vítimas da tragédia de Mariana pelos designers Ronaldo Fraga, Ana Vaz, Marcelo Maia e Babá Santana.
O projeto da loja da Semana Criativa de Tiradentes tem o apoio da Sherwin-Williams e da Carbono Design. Simone Quintas adianta as novidades: ainda este ano serão divulgados os cursos da SCT que vão acontecer em 2022. “Serão vivências locais, onde os alunos aprenderão uma técnica de tradição com os artesãos e com a tutoria de um designer. Uma experiência inesquecível em Tiradentes conduzida pela Semana Criativa”, finaliza Simone.
Endereço: R. do Chafariz, 11 (Centro Histórico) – rua da subida da igreja Matriz de Santo Antonio
SEMANA CRIATIVA DE TIRADENTES 2021
De 21 a 24 de outubro
Designers participantes
Ana Vaz, Maraí Valente, Murilo Weitz e Paulo Biacchi
Artesãos participantes:
Alexandre Mezêncio, Eliana Maia, Gabriel e Mariana Paineira, Luciano Jaques, Marlon Carvalho
FOTOS: Cacá Bratke