CASACOR São Paulo

Edição de 35 anos acontece no Conjunto Nacional em importante corredor cultural da cidade e apresenta ao público rica experiência

Insta: CASACOR SÃO PAULO

A cada ano, as edições da CASACOR espalhadas pelo Brasil, América do Sul e Miami, nos Estados Unidos, fazem um apanhado das evoluções do morar contemporâneo e apresentam as tendências vigentes. Aberta a poucos dias em São Paulo, a mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas comemora 35 anos com uma edição no Conjunto Nacional, emblemático marco da arquitetura moderna na cidade, projetado há 63 anos pelo arquiteto David Libeskind.

Lá, ela ocupa o mezanino, conhecido por seus brises, e o terraço aberto, que já abrigou o restaurante Fasano. São quase 10 mil metros quadrados para abrigar 30 estúdios e lofts, sete jardins, ilhas de bem-estar, restaurantes, bar e café, banheiros e lojas, além de dois ambientes funcionais, a bilheteria, lounge e espaços para exposições, que buscaram preservar a beleza da estrutura existente, acomodando, ao todo 59 projetos.

Em São Paulo, é a primeira vez que a CASACOR ocupa um corredor cultural na avenida Paulista, que, por isso mesmo, acaba atraindo um novo público, diverso e plural.

Entre os ambientes, propostas criativas e versáteis, mergulhadas no tema escolhido para 2022, “Infinito Particular”. O que os profissionais participantes propõem é uma reflexão sobre a necessidade de projetar priorizando o bem-estar físico e mental, a harmonia, o equilíbrio e o conforto.

Nesta edição comemorativa, a CASACOR convidou alguns dos grandes nomes que marcaram presença ao longo das três décadas e meia da mostra. Como uma homenagem ao trabalho de todos arquitetos, paisagistas e designers que, a cada ano, apresentam suas propostas e novas tendências, a mostra criou uma alameda com seis salas especiais, para que esses nomes consagrados criassem ambientes, expondo toda a sua criatividade.

As salas, todas com 50m2, recebem criações de Sig Bergamin, Rosa May Sampaio, Brunete Fraccaroli, Consuelo Jorge, Leo Shehtman e Marina Linhares. O elenco conta ainda com Roberto Migotto, arquiteto convidado para celebrar a parceria mais longeva do evento, com a Deca, patrocinadora master; Marcelo Salum, que dá vida ao ambiente da tinta oficial do evento, Coral; Otto Felix que apresenta o ambiente da LG; Maurício Arruda, da Todos Arquitetura, que prepara um projeto exclusivo para o espaço da Duratex; e Nildo José, que experimenta nuances e texturas em seu ambiente assinado para a Cerâmica Portinari.

Os visitantes vão conhecer ainda os projetos de Ana Weege, Anete Weber e Rafaella Marques, da Architects + CO (Caio Bandeira e Thiago Martins), Bárbara Dundes, Beatriz Quinelato, Carlos Navero, Carolina Scarpelli, Catê Poli e João Jadão, Clay Rodrigues, Daniel Nunes, Edgar Rochell, Elaine Vilela, Fernanda Rubatino, Flávia Burin, Francisco Cálio, Frederico Cançado, Gabriel Fernandes, Gabriela Mendes, Gregory Copello, Gustavo Martins, Gustavo Paschoalim, Guto Andrade, Helô Marques, InTown Arquitetura (Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz), João Daniel Arquitetura, Joe Filho, Juarez Cruz, Karol Suguikawa, Larissa Abreu, Lidia Maciel, Lucas Takaoka, Luciano Zanardo, Mauro Contesini, Metro Arquitetos (Martin Corullon e Gustavo Cedroni), Monica Costa, Murilo Lomas, Patrícia Hagobian, Pedro Luiz de Marqui, Plantar Ideias (Felipe Stracci e Luciana Pitombo), Priscila Cox, Quintino Facci, Ricardo Abreu, Sabrina Salles, Samuel Angelo, Tufi Mousse, Vilaville Arquitetura (Gabriela Vilarrubia e Fabiana Villegas), Weiss Arquitetura (Barbara Garcia de Carvalho e Tide Junqueira) e Wesley Lemos.

Para esta edição especial, a experiência de visitação mistura história, memórias e afetividade, num passeio marcante no qual a CASACOR e arquitetura do Conjunto Nacional agem em perfeita simbiose.

Logo na entrada do edifício, o visitante se depara com a exposição gratuita CASACOR 35 anos. A retrospectiva propõe uma viagem pelas últimas décadas da arquitetura e do design de interiores brasileiros. Com a curadoria da jornalista Livia Pedreira e do Ateliê Esquina, das arquitetas Carmela Rocha e Paula Thyse, a exposição ocupa parte do térreo do Conjunto Nacional, próximo à área dos elevadores, assim como as emblemáticas rampas caracol, que contornam o prédio, o mezanino e o terraço. O conteúdo da exposição se desenvolve do início ao fim do evento, em vários formatos: fotos, vídeos, som e interatividade digital.

A exposição do fotógrafo Fran Parente apresenta imagens exclusivas que mostram as entranhas do Conjunto Nacional. Um interessante vídeo em timelapse mostra como a CASACOR se constrói e como é possível estar num espaço como esse com intervenções mínimas.
Outro projeto interessante, foi o de espalhar caixas de som pela exposição, para que os casos mais curiosos da CASACOR ganhem vida em áudio, numa seleção de histórias preparada pela jornalista Baba Vaccaro.

A experiência de visitação de CASACOR São Paulo segue emocionante a cada novo ambiente, onde a tema, Infinito Particular, ganha as mais diversas nuances e interpretações, trazendo reflexões sobre o tempo, seja ele o atual, em referências ao passado ou em como fazer dele um aliado.

Na gastronomia o evento traz de volta dois parceiros de longa data, o Badebec, com as delícias criadas pela chef Lourdes Botura e a padaria mais querida de São Paulo, a Dona Deôla, com seus tradicionais quitutes. A Ofner, também está de volta ao evento com suas clássicas delícias.

Para quem gosta de tomar um drink acompanhado de boa música, a novidade é o bar Caracol, que traz carta de drinks especiais e pequenos shows no espaço. Dentre os restaurantes, o Myk, restaurante grego, faz sua estreia e, mall da CASACOR, a Unisaber Livraria traz uma seleção de livros de Arte eArquitetura. Há ainda a Loja CASACOR por Hybrida com uma seleção de itens de decoração e mobiliário.

Chama a atenção a Oficina Francisco Brennand, que participa pela primeira vez do evento, apresentando seus conhecidos utilitários, que se tornaram marca do escultor e pintor desde os anos 1950 e que continuam em fabricação até hoje pelos artesãos do espaço.

Muito o que ver, muito o que assimilar, a CASACOR São Paulo deste ano é uma experiência rica em cultura, tendências, arquitetura, design e arte.

DESTAQUES

Ouça nossos podcasts para

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Juan Casemiro

Artista ganha exposição em BH com obras que transitam entre a arquitetura, poesia e o universo da classe operária brasileira

Dias de Sol

Pavilhão Praia, projeto dos arquitetos Caio Camargos, Ramon Duplá e Vinícius Fonseca pra CASACOR Minas 2022 é fluido e inteligente

Tem mágica no ar

Loja/galeria criada pela Alva Design e por Marina Tadeu no segundo andar do Palácio das Mangabeiras tem caráter mais cenográfico

Motorhome: a viagem

Projeto do escritório BCMF para CASACOR Minas 2022 apresenta uma proposta humanizada para quem ama levar a casa para viajar

plugins premium WordPress