Café lá em casa

Elisa Café, projeto de Roziane Faleiro na CASACOR Minas tem cara de ‘casa da gente’: a arquitetura mora nos detalhes

Insta: CASCAOR MINASROZIANE FALEIROELISA CAFÉESPAÇO 356

Um café vai além de uma simples bebida. É uma pausa, um encontro, um tempo, uma memória. Foi pensando nessas qualidades à essa bebida que consegue ser trivial e especialíssima ao mesmo tempo, que a arquiteta Roziane Faleiro projetou o Elisa Café, um dos ambientes mais charmosos desta edição da CASACOR Minas.

No espaço, a sensação é de acolhimento, como se você estivesse numa casa mineira, dessas que abraçam. Não é uma caricatura dessas habitações. É um projeto inteligente, que utiliza todos os recursos, inclusive da iluminação, para passar essa sensação. Um projeto que ensina que a sustentabilidade mora no cotidiano, nas atitudes com as pessoas, no servir, no diálogo com a natureza. E isso foi possível com uma obra limpa, eficiente e carregada de memórias.

O layout foi configurado de acordo com o uso do espaço: ao fundo, uma bancada funcional que abrigará todos os equipamentos para preparação do café. A mesa compartilhada na área de degustação tem tudo a ver com o afeto das cozinhas mineiras. O mobiliário, entre os garimpados e os contemporâneos, é solto, permitindo diferentes arranjos de acordo com a necessidade.

No meio do ambiente, poltronas de leituras estão conectadas aos livros dispostos no móvel de memórias e, para quem aprecia o dia, há a opção das mesas na varanda. De um lado, uma parede utiliza revestimento branco e do outro, o contraponto rústico, ambos de empresas com selo de sustentabilidade. Nenhum deles vai até o teto, exatamente para destacar a história do lugar, o Espaço 356, que recebeu um projeto de retrofit. Com o teto e piso, repetiu-se a mesma solução do cimento aparente.

Sem balcão de atendimento e com a marcenaria presente só na parte debaixo da bancada, a arquiteta conseguiu desconstruir essa constante nesse tipo de ambiente, oferecendo leveza e fluidez.

FOTOS – GUSTAVO XAVIER

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Raízes autênticas

Longe de modismos, apartamento do designer de interiores Belchior Almeida respira brasilidade, autenticidade para criar a beleza vive no possível

A força da arte

As artes visuais desempenharam um papel de destaque na CASACOR Minas 2025, com exposições comandadas por importantes galerias de BH

Além da sala

Projeto de Pedro Lázaro para a CASACOR Minas 2025 surpreende pelo conceito, pela sensibilidade e pelo respeito histórico que apresenta

Living do Colecionador

Ambiente assinado por Joana Hardy na CASACOR Minas 2025 propõe interpretação contemporânea das casas mineiras