Brasília revisitada

Projeto de reforma de apartamento assinada pelo escritório Debaixo do Bloco Arquitetura utiliza elementos contemporâneos e modernistas em total harmonia

Insta: DEBAIXO DO BLOCO ARQUITETURA

Brasília é uma cidade rara, com seus contornos peculiares desenhados por Lucio Costa e sua arquitetura arrojada projetada por Oscar Niemeyer. Entre os elementos urbanísticos mais notáveis da cidade planejada para ser a Capital da República está a superquadra. É em uma delas, a SQS 308, que fica esse apartamento, que teve projeto de reforma assinado pelo escritório Debaixo do Bloco Arquitetura.

A configuração padrão do apartamento, com amplas janelas e cobogós, era de ambientes segregados: dois quartos, dependência, área de serviço, cozinha e sala. Na proposta atual de layout, os 110m2 de área foram amplamente integrados. Corredores e áreas sociais, incluindo a cozinha, se transformaram em uma só unidade, ganhando ares de loft.

Uma ampla estante de madeira, com livros e itens afetivos, separa a área social da área dos quartos e do lavabo, que são acessados por portas cegas entre os nichos da estante.

A localização de um dos quartos também foi alterada: o de casal continuou voltado para a fachada principal, enquanto o outro ocupou a fachada oposta, na qual a luz e a ventilação natural acontecem através de um painel de cobogós.

A escolha do piso em granilite é uma referência aos prédios de Brasília, onde a área social sempre era revestida nesse material. O impacto do concreto aparente ganha mais potência com um dos pilares da sala revelado e tratado como uma escultura. O material também está presente no mobiliário desenhado pelo arquiteto Clay Rodrigues.

Vidro canelado na cozinha, marcenaria desenhada e executada pelo próprio escritório, revestimento do lavabo nas cores da paleta de Le Corbusier e mobiliário com os ares do midcentury se harmonizam com elementos contemporâneos como os trilhos de iluminação e a tela tensionada utilizada no banheiro. Pensando nos pets da família, um acesso à laje técnica onde estão os cobogós facilita o trânsito à caixa de areia dos felinos.

FOTOS – JOANA FRANÇA

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Atração e repulsa

Ruídos, exposição da artista Berna Reale, em cartaz no CCBB BH, apresenta um recorte da extensa produção da artista paraense

Muito além dos muros do museu

Série audiovisual Caminhadas, lançada recentemente pela Oficina Francisco Brennand é um convite para uma jornada pela de redescobertas e inspiração

Cheio de graça

Reforma de um apartamento no centro de Belo Horizonte apresenta soluções que conferem uma digital única a todos os ambientes

De bem com a vida

Projeto paisagístico de Flavia D’urso em propriedade no sul da Bahia respeita a natureza e cria um paraíso muito particular.

plugins premium WordPress