Alegria, Alegria

Reciclando materiais como garrafas pet, Laila Assef cria peças únicas que hoje são reconhecidas internacionalmente como verdadeiras obras de arte

Insta: LAILA ASSEF

O encanto das peças que Laila Assef cria está na paixão que ela dedica ao que faz? Primeiramente isso. Há também uma história que precede o reconhecimento merecido que a artista tem recebido, e que continua com o que ela vem desenvolvendo em oficinas e workshops.

A mineira que escolheu Trancoso para morar e trabalhar porque queria um lugar mais tranquilo e, de preferência de praia, se incomodou, logo ao chegar, com a quantidade de garrafas pet que eram jogadas indiscriminadamente na praia, no rio, no mangue e também no Quadrado, centro histórico do vilarejo.

Pensou em fazer alguma coisa com o material, mas queria também algo mobilizasse a comunidade. Primeiro, enfeitou a carrocinha puxada por um burrinho, do Seu Manoel, ponto de venda de abacaxi na praia. Deu-lhe ainda mais formosura, decorando tudo com coloridas flores de pet. O sucesso foi imediato. Também espalhou coletores de pet pelas pousadas e outros ambientes de Trancoso. 

Na sequência, iniciou um processo de armazenamento das garrafas por categoria, para ter à disposição a matéria com que criava em seu ateliê. Laila foi aprimorando sua arte tendo como suporte os artesãos nativos que trabalham com a artista, pessoas com as características que mais lhe agradam: são extremamente habilidosos e alegres.

“A nossa intenção no início não era só a grande ideia da carrocinha e da coleta, mas buscar qual seria a história a contar a partir dali”, comenta em um vídeo que está no Youtube. O trabalho cresceu, se transformou e Laila hoje cria peças exclusivas, que alcançam o patamar de obra de arte.

“As pessoas ainda têm preconceito, em relação a objetos feitos a partir do uso de materiais reciclados, principalmente feito a partir da garrafa pet. A sustentabilidade é hoje uma necessidade. Sabemos consumir, mas não sabemos reciclar. E não é só uma grande indústria que vai transformar esse produto. Nós também podemos fazer coisas agradáveis, divertidas”, afirma.

Se Laila é uma pessoa feliz? Basta olhar para o semblante dela. “Trabalho no que gosto e sempre tenho surpresas com o que produzo. Hoje o que faço é respeitado e isso é muito bom, porque me dá espaço para ensinar, ensinar de coração aberto”, diz Laila.


Além do trabalho em um projeto de reciclagem em Trancoso, ela também ministra oficinas como a realizada na Paraíba, no Programa João Pessoa Cidade Criativa da UNESCO, com patrocínio da EMLUR. Compartilhar esse conhecimento e as técnicas que desenvolveu para criar, conjuntamente com catadores de matérias reutilizáveis e recicláveis de João Pessoa, produtos de decoração, social e ambientalmente responsáveis, foi o desafio lançado por Lauremilia Lucena, prontamente aceito por Laila Assef, que idealizou a coleção Nuvens de Flores.

São produtos que instigam a olhar essas nuvens e a refletir sobre as contradições da vida material. Até onde podemos conciliar conforto com preservação, reduzindo nossa pegada ecológica? Nuvens de Flores feitas de garrafas recicladas provam que a beleza está no olhar de quem as enxerga.

No final de 2022, Laila Assef recebeu um certificado oficial do Luxembourg Art Prize, organizado pela Pinacoteca, museu privado situado no Grão-Ducado do Luxemburgo. O certificado é emitido em nove idiomas diferentes e confere aos artistas participantes o reconhecimento do mérito artístico e o prestígio internacional. Mais uma prova, como tantas outras que Laila já recebeu, de que o que ela faz tem nome: é arte.

FOTOS –  ACERVO DA DESIGNER

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Arte entre muitas camadas

Ana Claudia Almeida impacta tanto com a solidez quanto fluidez de seus trabalhos, sucesso em galerias brasileiras e no exterior

Presente imperativo

A demanda de construir uma casa em tempo mínimo não impediu ao escritório Bloco Arquitetos, de Brasília, de superar expectativas

O Sertão é Ser Tão

Exposição em SP, da AM Galeria de Arte, encanta e surpreende ao mostrar o traço comum dos artistas ali reunidos

Atração e repulsa

Ruídos, exposição da artista Berna Reale, em cartaz no CCBB BH, apresenta um recorte da extensa produção da artista paraense

plugins premium WordPress