Alegria, Alegria

Reciclando materiais como garrafas pet, Laila Assef cria peças únicas que hoje são reconhecidas internacionalmente como verdadeiras obras de arte

Insta: LAILA ASSEF

O encanto das peças que Laila Assef cria está na paixão que ela dedica ao que faz? Primeiramente isso. Há também uma história que precede o reconhecimento merecido que a artista tem recebido, e que continua com o que ela vem desenvolvendo em oficinas e workshops.

A mineira que escolheu Trancoso para morar e trabalhar porque queria um lugar mais tranquilo e, de preferência de praia, se incomodou, logo ao chegar, com a quantidade de garrafas pet que eram jogadas indiscriminadamente na praia, no rio, no mangue e também no Quadrado, centro histórico do vilarejo.

Pensou em fazer alguma coisa com o material, mas queria também algo mobilizasse a comunidade. Primeiro, enfeitou a carrocinha puxada por um burrinho, do Seu Manoel, ponto de venda de abacaxi na praia. Deu-lhe ainda mais formosura, decorando tudo com coloridas flores de pet. O sucesso foi imediato. Também espalhou coletores de pet pelas pousadas e outros ambientes de Trancoso. 

Na sequência, iniciou um processo de armazenamento das garrafas por categoria, para ter à disposição a matéria com que criava em seu ateliê. Laila foi aprimorando sua arte tendo como suporte os artesãos nativos que trabalham com a artista, pessoas com as características que mais lhe agradam: são extremamente habilidosos e alegres.

“A nossa intenção no início não era só a grande ideia da carrocinha e da coleta, mas buscar qual seria a história a contar a partir dali”, comenta em um vídeo que está no Youtube. O trabalho cresceu, se transformou e Laila hoje cria peças exclusivas, que alcançam o patamar de obra de arte.

“As pessoas ainda têm preconceito, em relação a objetos feitos a partir do uso de materiais reciclados, principalmente feito a partir da garrafa pet. A sustentabilidade é hoje uma necessidade. Sabemos consumir, mas não sabemos reciclar. E não é só uma grande indústria que vai transformar esse produto. Nós também podemos fazer coisas agradáveis, divertidas”, afirma.

Se Laila é uma pessoa feliz? Basta olhar para o semblante dela. “Trabalho no que gosto e sempre tenho surpresas com o que produzo. Hoje o que faço é respeitado e isso é muito bom, porque me dá espaço para ensinar, ensinar de coração aberto”, diz Laila.


Além do trabalho em um projeto de reciclagem em Trancoso, ela também ministra oficinas como a realizada na Paraíba, no Programa João Pessoa Cidade Criativa da UNESCO, com patrocínio da EMLUR. Compartilhar esse conhecimento e as técnicas que desenvolveu para criar, conjuntamente com catadores de matérias reutilizáveis e recicláveis de João Pessoa, produtos de decoração, social e ambientalmente responsáveis, foi o desafio lançado por Lauremilia Lucena, prontamente aceito por Laila Assef, que idealizou a coleção Nuvens de Flores.

São produtos que instigam a olhar essas nuvens e a refletir sobre as contradições da vida material. Até onde podemos conciliar conforto com preservação, reduzindo nossa pegada ecológica? Nuvens de Flores feitas de garrafas recicladas provam que a beleza está no olhar de quem as enxerga.

No final de 2022, Laila Assef recebeu um certificado oficial do Luxembourg Art Prize, organizado pela Pinacoteca, museu privado situado no Grão-Ducado do Luxemburgo. O certificado é emitido em nove idiomas diferentes e confere aos artistas participantes o reconhecimento do mérito artístico e o prestígio internacional. Mais uma prova, como tantas outras que Laila já recebeu, de que o que ela faz tem nome: é arte.

FOTOS –  ACERVO DA DESIGNER

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

A força da arte

As artes visuais desempenharam um papel de destaque na CASACOR Minas 2025, com exposições comandadas por importantes galerias de BH

Além da sala

Projeto de Pedro Lázaro para a CASACOR Minas 2025 surpreende pelo conceito, pela sensibilidade e pelo respeito histórico que apresenta

Living do Colecionador

Ambiente assinado por Joana Hardy na CASACOR Minas 2025 propõe interpretação contemporânea das casas mineiras

A arte de bem receber

Projeto da arquiteta Manuela Senna esbanja sofisticação e apuro técnico e demonstra clara intenção de reunir pessoas, memórias e afetos