Arquitetura, artes visuais, natureza e música

O pacote é completo no INHOTIM em Cena que inicia os trabalhos com show de Arnaldo Antunes no formato audiovisual

Insta: InhotimArnaldo AntunesPedro LuisOtto

Começa amanhã o INHOTIM em Cena, com uma programação cultural que conta com a participação de Arnaldo Antunes, Otto e Pedro Luís, as atrações de 2021. O formato audiovisual vai muito além da gravação dos shows desses artistas. Eles foram convidados a levar seus repertórios para dialogar com os espaços do museu que, dessa forma, oferece novas experiências não só para o público, mas também para os artistas convidados.

A primeira superprodução, que será lançada neste sábado, dia 29 de maio, no Youtube do INHOTIM será com o poeta, cantor e compositor Arnaldo Antunes. As gravações foram feitas na galeria Psicoativa Tunga e ele se emociona ao falar sobre a experiência de expressar sua relação com Tunga. “Esse projeto foi um presente para mim nesta quarentena. Tenho a sensação de que entrei num templo sagrado e profano ao mesmo tempo, como era próprio do Tunga: inventar uma simbologia que toca muito a gente. Estar aqui também me traz muitas lembranças do artista, que tinha uma personalidade muito agradável”, comenta.

Antunesteve Tunga como parceiro em “Tereza” que, obviamente faz parte do repertório do show, que apresenta ainda “Vilarejo”, “Contato Imediato” e “O Pulso”, além das canções do novo álbum, O Real Resiste. Acompanhado pelo pianista Vitor Araújo – que assina os arranjos para piano e divide a direção musical com Arnaldo – o artista alterna as canções com poemas de sua autoria.

Trecho da música “O Pulso”, com Arnaldo Antunes e Vitor Araújo ao piano, na Galeria Psicoativa Tunga, INHOTIM.

“Resolvi trazer um pouco do trabalho que apresento em minhas performances de poesia para o show, intercalando canções e poemas; fazendo uma ponte mais explícita entre essas duas frentes de minha produção, nessa formação mínima “, explica. O resultado é um encontro único entre inventividade e sutileza.

Para o diretor-presidente do instituto, Antônio Grassi, realizar o Inhotim em Cena em ambiente virtual garante a acessibilidade a um número que pessoas que, a princípio, não seria possível alcançar pessoalmente. “A iniciativa de não gerar aglomerações em shows presenciais faz parte de uma abertura gradual e responsável da instituição para proteger a saúde e a segurança de todos”, reforça Grassi.

Se o pilar explorado no show gravado de Arnaldo Antunes é Arte, no caso de Otto, com o mesmo cuidado de superprodução, será Botânica e, por isso, a gravação foi feita na Estufa Equatorial do Inhotim e será lançada no dia 17 de junho. Por fim, Arquitetura brinda o trabalho de Pedro Luís e Orquestra de Câmara Inhotim, gravado na galeria Cosmococa e que será lançado no Youtube do Inhotim no dia 14 de agosto. Programação imperdível para quem ama arte e altíssimo nível.  

Line-up e os pilares do Inhotim

Arte: Arnaldo Antunes – 29/5
Gravado na galeria Psicoativa Tunga

Botânica: Otto – 17/7
Gravado na Estufa Equatorial.

Arquitetura: Pedro Luís e Orquestra de Câmara Inhotim – 14/8
Gravado na galeria Cosmococa

FOTOS: Wendel, William Gomes, Leonardo Finotti, Felipe Rau, Nana Moraes, divulgação Instituto INHOTIM.

PROGRAMA DO DIA

Ouça nossos podcasts para

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Sobre a mesa, o sonho

A experiência e as vivências de Ticha Ribeiro somam para que Ma Perle seja uma marca única de Table Couture

Realismo fantástico

Equilibrar razão e emoção em um ambiente encantador e também funcional? O projeto de Manoela Beneti é uma boa resposta