Apaixonantes e irresistíveis

O encanto da história do design italiano em utensílios de cozinha e de mesa está na série Idée Di Design

Insta: Consulado da Italia em Belo HorizonteMulticult

Difícil ir à cozinha ou sentar-se à mesa sem esbarrar em algum utensílio ou peça cujo design seja italiano. Interessante é saber que muitas delas fazem parte das mesas em todo o mundo há séculos. “Milênios de história construíram a rica e intensa relação do povo italiano com sua enogastronomia.

Os objetos de design italianos são antes de mais nada, um produto daquela cultura, antes mesmo da produção industrial. Portanto, é natural que o design italiano também se concentre em objetos e utensílios de cozinha, uma paixão típica daquele país”, comenta o cônsul Dario Savaresi no novo capítulo da série Idée di Design, vídeos primorosos lançados mensalmente, disponíveis no canal do Youtube do Consulado da Itália em BH e ao final dessa matéria.

O vídeo mostra como algumas marcas italianas como Alessi, Fornasetti, Bialetti e Seletti conseguiram revolucionar o mercado de utilitários de cozinha com muita inovação e investimento em design: são peças de uso comum que são, ao mesmo tempo, especiais. “Tem objetos que nos despertam humor, outros que são mais surrealistas, que nos confrontam com nossos sonhos. São objetos produzidos em série, em escala industrial, mas que, na sua forma inicial estão imbuídos em conceitos e pensamentos artísticos de certa forma”, comenta a arquiteta Isabela Vecci em outra parte do vídeo.

Esse investimento maciço em um design inovador foi o recurso utilizado, principalmente a partir da década de 80, por marcas italianas que buscavam um algo a mais na competição com a produção em massa. Dessa forma, elas se diferenciaram no mercado à medida em que apresentavam itens já velhos conhecidos do público, mas com releituras em seus desenhos, possibilitando não apenas uma mudança de layout, mas também na performance. Em uma das várias parcerias, por exemplo, a que foi feita entre a Alessi e Philippe Starck culminou em uma das peças mais icônicas da marca: o espremedor Juicy Salif.

Com este vídeo, que se chama “A Vida das Coisas”, o projeto Idee di Design celebra a VI Semana da Cozinha Italiana no Mundo, Além do cônsul Dario Savaresi e de Isabela Vecci, ele conta também com a participação de Marcelo Alvarenga e Susana Bastos, da mineira Alva Design.

Ideé di Design – A vida das coisas. Por Estudio NY18

CAPA – Conjunto de potes, vasos e prato Fornasetti

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Atração e repulsa

Ruídos, exposição da artista Berna Reale, em cartaz no CCBB BH, apresenta um recorte da extensa produção da artista paraense

Muito além dos muros do museu

Série audiovisual Caminhadas, lançada recentemente pela Oficina Francisco Brennand é um convite para uma jornada pela de redescobertas e inspiração

Cheio de graça

Reforma de um apartamento no centro de Belo Horizonte apresenta soluções que conferem uma digital única a todos os ambientes

De bem com a vida

Projeto paisagístico de Flavia D’urso em propriedade no sul da Bahia respeita a natureza e cria um paraíso muito particular.

plugins premium WordPress