Algo sempre fica

Livro de Marina Linhares, ‘Alguém passa por aqui e deixa alguma coisa’ mostra transformação em casa na Serra da Bocaina

Insta: MARINA LINHARES

Uma pequena casa abandonada na Serra da Bocaina repleta de memórias afetivas e o desejo de refletir sobre sua própria atividade foram os pontos de partida de alguém passa por aqui e deixa alguma coisa, livro da decoradora Marina Linhares.

Entre viagens para Portugal, Marrocos, França, Rio Grande do Sul e pela própria região da Bocaina, uma extensa pesquisa de referências e inspirações foi levada a campo para definir os elementos daquele projeto improvável: uma casa-livro, cujo processo de transformação conduziria (e seria conduzido por) um exercício coletivo de olhar.

O viés autoral e a cumplicidade impregnada no ensaio fotográfico de Ruy Teixeira desvelam as descobertas desse roteiro. Ele registrou os vestígios do abandono no primeiro momento, a imersão na busca por uma atmosfera para a casa em cada viagem e a força da relação com a paisagem, que influenciou definitivamente a forma como Marina pensou o projeto.

Transitando entre a poesia e a filosofia, o texto da escritora Noemi Jaffe enriquece de sentidos o universo da casa “em permanente construção” e explora a essência da identidade criativa de Marina, sendo complementado por uma entrevista com a decoradora sobre a concepção e o desenvolvimento do projeto da Bocaina.

Textos, fotos e o processo de decoração têm vitalidade própria no livro, mas suas potências se elevam ao serem delicadamente embaralhados, sugerindo uma fruição livre e contemplativa de memórias, experiências, referências, inspirações, relatos, poesias, imagens, perguntas, respostas e decorações.

”Esse livro me fez resgatar o que gosto de verdade. A memória afetiva e a transformação. A vontade de estar junto com a família, de um jeito mais calmo, com menos interferência. Gostaria de atingir novos arquitetos e decoradores, para que eles percebam que fazem não somente casas, mas lares em que as pessoas precisam estar contempladas ali dentro. A protagonista desse livro não sou eu, mas a casa e a vista que ela tem para a Serra da Bocaina. Quero que os leitores sintam os cheiros e vejam as cores dos lugares por onde estive”, destaca a autora.

O livro tem projeto gráfico assinado por Elisa von Randow, que busca uma identidade fora do usual, a começar pela capa azul metálica. O design navega por conexões, pausas e variações, dando um ritmo envolvente para a leitura.  A publicação conta ainda com postais encartados e QR-Codes que conduzem a vídeos produzidos em alguns dos locais de pesquisa.

FOTOS: Rui Teixeira

Alguém passa por aqui e deixa alguma coisa
ISBN: 978-85-62114-91-5
236 páginas
23×29 cm
Editora Olhares (www.editoraolhares.com.br)

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Casa viva

Cheio de bossa, apartamento da arquiteta Ana Bahia é um bom exemplo de como um arquiteto pensa a própria casa

Raízes autênticas

Longe de modismos, apartamento do designer de interiores Belchior Almeida respira brasilidade, autenticidade para criar a beleza vive no possível

A força da arte

As artes visuais desempenharam um papel de destaque na CASACOR Minas 2025, com exposições comandadas por importantes galerias de BH

Além da sala

Projeto de Pedro Lázaro para a CASACOR Minas 2025 surpreende pelo conceito, pela sensibilidade e pelo respeito histórico que apresenta