A Jornada da Cerâmica com Israel Kislanky

Bel Lar estreia live do projeto hoje. O artista abre temporada com uma conversa com Daniel Maillet e Norma Grinberg

Insta: BELLARIsrael KislanskyDaniel Maillet – Norma Gribert

A cerâmica é o material artificial mais antigo produzido pelo homem. Pesquisas apontam que a cerâmica começou a ser produzida há cerca de 10-15 mil anos. Uma história que começa quando o homem sai da caverna, vira agricultor e vê a necessidade, tanto de buscar abrigo como de encontrar um meio para armazenar água, alimentos colhidos e sementes para a próxima safra. Quando ele descobre a argila, esse material resistente, impermeável e de fácil fabricação, começa então a fabricar os vasilhames que necessita a partir de então. Até hoje, as peças de cerâmica de povos antigos são uma das principais pistas sobre civilizações e culturas que existiram milhares de anos antes da Era Cristã.

Utilizada como matéria-prima para fazer diversos instrumentos domésticos, usada na construção civil, a cerâmica também está na tecnologia de ponta, como, por exemplo, na fabricação de componentes de foguetes espaciais, exatamente pela sua durabilidade.

Um dos mais fantásticos percursos desse material é o seu uso pelos artistas, presente em diversas culturas de diversas épocas. Por isso mesmo, a Bel Lar criou um projeto que se chama A Jornada da Cerâmica com Israel Kislankky, que estreia hoje, com uma live às 19h30. Na live de hoje, Israel Kiskansky terá como convidados os artistas Norma Grinberg e Daniel Maillet.

Kislansky é, além de artista e professor, um propagador de ideias. Nascido na cidade de Salvador, na Bahia, está radicado em São Paulo desde 1983. Trabalhou inicialmente como pintor e, a partir de 1990, tem se dedicado à escultura, realizando exposições, prêmios e obra pública. Ele é aquele tipo de artista que acredita que a arte deve ser discutida em todos os níveis e de forma não excludente. Israel Kislansky é referência em escultura figurativa e fundição de obras de arte em metal no Brasil e, além do metal, faz amplo uso da cerâmica na produção de suas obras, que podem ser conferidas no livro Kislansky – Cerâmicas – Argilas do Brasil, lançado pela editora Sesi, de São Paulo.

Já Daniel Maillet cria esculturas de grande formato em argila com a técnica do grés. O artista nasceu em Zurique – Suíça em 1956, estudou design gráfico em Lugano – Suíça, gravura e desenho no atelier do seu pai Leo Maillet e se formou na Academia de Belas Artes de Brera em Milão – Itália. Em 2002 mudou-se para o nordeste do Brasil onde passou a pintar à óleo retratos mais expressionistas e a modelar esculturas figurativas de grande formato, em argila. Atualmente vive na cidade de Cunha, onde levou a sua clássica escultura em terra cota ao processo de greificação, construindo o próprio forno de alta temperatura. Expõe regularmente, publica artigos do seu trabalho em revistas internacionais. É membro da Academia Internacional de Cerâmica em Genebra – Suíça.

Norma Tenenholz Grinberg, também convidada para a Live, é naturalizada e radicada em São Paulo desde 1959. Como artista plástica, é um dos maiores destaques artísticos no trabalho em cerâmica no país. A qualidade de sua obra é reconhecida pelo público e pela crítica, que ressaltam a originalidade e a contemporaneidade de sua proposta estética. Membro da a Academia Internacional de Cerâmica (IAC – Suíça) . Mestra e Doutora em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo (ECA – USP). Em 2011 e 2012 criou e coordenou o I e II Encontro Internacional de Ceramistas na USP, entre diversos outros workshops e comunicações que ministra no Brasil e exterior.

*A JORNADA DA CERÂMICA COM ISRAEL KISLANSKY. *

Uma verdadeira jornada de experiências no mundo da arte e da história da cerâmica que terá sua estreia na LIVE onde Israel entrevistará os artistas plásticos:

NORMA GRINBERG & DANIEL MAILLET

DIA 22/4 às 19h30

Vagas limitadas pelo ZOOM.

Inscrição pelo whatsapp 55 31 97112.2180 (Fernanda Okano), ou pelo link

DESTAQUES

Ouça nossos podcasts para

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Trabalho com prazer

Arquiteta Laura Santos cria ambiente nada convencional para espaço corporativo, com layout e mobiliário funcional, sofisticado e que estimula produtividade

Casa no Cerrado

Paisagem de bioma brasileiro inspira projeto arquitetônico de casa em que uma escada e uma piscina no terraço são protagonistas

Ultraluxo

Rosewood São Paulo também se destaca pela arquitetura, design e por inúmeras obras de arte exclusivas que o hotel abriga

Desenho em movimento

Trabalhos da artista Clarice Panadés traduzem o movimento de forma direta. Tudo a ver com corpo e a ação imediata

plugins premium WordPress