A Jornada da Cerâmica com Israel Kislanky

Bel Lar estreia live do projeto hoje. O artista abre temporada com uma conversa com Daniel Maillet e Norma Grinberg

Insta: BELLARIsrael KislanskyDaniel Maillet – Norma Gribert

A cerâmica é o material artificial mais antigo produzido pelo homem. Pesquisas apontam que a cerâmica começou a ser produzida há cerca de 10-15 mil anos. Uma história que começa quando o homem sai da caverna, vira agricultor e vê a necessidade, tanto de buscar abrigo como de encontrar um meio para armazenar água, alimentos colhidos e sementes para a próxima safra. Quando ele descobre a argila, esse material resistente, impermeável e de fácil fabricação, começa então a fabricar os vasilhames que necessita a partir de então. Até hoje, as peças de cerâmica de povos antigos são uma das principais pistas sobre civilizações e culturas que existiram milhares de anos antes da Era Cristã.

Utilizada como matéria-prima para fazer diversos instrumentos domésticos, usada na construção civil, a cerâmica também está na tecnologia de ponta, como, por exemplo, na fabricação de componentes de foguetes espaciais, exatamente pela sua durabilidade.

Um dos mais fantásticos percursos desse material é o seu uso pelos artistas, presente em diversas culturas de diversas épocas. Por isso mesmo, a Bel Lar criou um projeto que se chama A Jornada da Cerâmica com Israel Kislankky, que estreia hoje, com uma live às 19h30. Na live de hoje, Israel Kiskansky terá como convidados os artistas Norma Grinberg e Daniel Maillet.

Kislansky é, além de artista e professor, um propagador de ideias. Nascido na cidade de Salvador, na Bahia, está radicado em São Paulo desde 1983. Trabalhou inicialmente como pintor e, a partir de 1990, tem se dedicado à escultura, realizando exposições, prêmios e obra pública. Ele é aquele tipo de artista que acredita que a arte deve ser discutida em todos os níveis e de forma não excludente. Israel Kislansky é referência em escultura figurativa e fundição de obras de arte em metal no Brasil e, além do metal, faz amplo uso da cerâmica na produção de suas obras, que podem ser conferidas no livro Kislansky – Cerâmicas – Argilas do Brasil, lançado pela editora Sesi, de São Paulo.

Já Daniel Maillet cria esculturas de grande formato em argila com a técnica do grés. O artista nasceu em Zurique – Suíça em 1956, estudou design gráfico em Lugano – Suíça, gravura e desenho no atelier do seu pai Leo Maillet e se formou na Academia de Belas Artes de Brera em Milão – Itália. Em 2002 mudou-se para o nordeste do Brasil onde passou a pintar à óleo retratos mais expressionistas e a modelar esculturas figurativas de grande formato, em argila. Atualmente vive na cidade de Cunha, onde levou a sua clássica escultura em terra cota ao processo de greificação, construindo o próprio forno de alta temperatura. Expõe regularmente, publica artigos do seu trabalho em revistas internacionais. É membro da Academia Internacional de Cerâmica em Genebra – Suíça.

Norma Tenenholz Grinberg, também convidada para a Live, é naturalizada e radicada em São Paulo desde 1959. Como artista plástica, é um dos maiores destaques artísticos no trabalho em cerâmica no país. A qualidade de sua obra é reconhecida pelo público e pela crítica, que ressaltam a originalidade e a contemporaneidade de sua proposta estética. Membro da a Academia Internacional de Cerâmica (IAC – Suíça) . Mestra e Doutora em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo (ECA – USP). Em 2011 e 2012 criou e coordenou o I e II Encontro Internacional de Ceramistas na USP, entre diversos outros workshops e comunicações que ministra no Brasil e exterior.

*A JORNADA DA CERÂMICA COM ISRAEL KISLANSKY. *

Uma verdadeira jornada de experiências no mundo da arte e da história da cerâmica que terá sua estreia na LIVE onde Israel entrevistará os artistas plásticos:

NORMA GRINBERG & DANIEL MAILLET

DIA 22/4 às 19h30

Vagas limitadas pelo ZOOM.

Inscrição pelo whatsapp 55 31 97112.2180 (Fernanda Okano), ou pelo link

PROGRAMA DO DIA

Ouça nossos podcasts para

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Sobre a mesa, o sonho

A experiência e as vivências de Ticha Ribeiro somam para que Ma Perle seja uma marca única de Table Couture

Realismo fantástico

Equilibrar razão e emoção em um ambiente encantador e também funcional? O projeto de Manoela Beneti é uma boa resposta