A cara da gente

Cada vez mais valorizado, design brasileiro está em alta. Sucesso do novo posicionamento da empresa mineira Amplio confirma a tendência

Insta: Amplio MóveisRonaldo Fraga

O design brasileiro está ficando cada vez mais maduro e presente dentro de grandes e pequenas empresas. Essa percepção pode ser comprovada pelo fato de que a indústria nacional está passando a tratar o design feito aqui como ferramenta de competitividade e enxergando o valor da inovação. Uma das empresas que investem nesse sentido é a Amplio, marca mineira de móveis, conhecida por fabricar peças utilizando principalmente o alumínio, a fibra sintética, a tela e a corda náutica.

Para o início de uma longa caminhada nessa direção, a Amplio buscou um reposicionamento de mercado, amparada em uma consultoria feita pela Greco Design, cujas pesquisas apontaram para a necessidade de valorizar a cultura brasileira. “Foi a partir daí que escolhemos o Ronaldo e ainda atrelamos a esse trabalho um projeto social”, explica Gabriela Faccio, gerente comercial da marca.

Assim surgiu a coleção, lançada no final do ano passado e que agora chega às lojas do país. São mais de 15 itens entre cadeiras, poltronas, pufes, almofadas, cama dossel, banqueta, luminária, mesas, balanços e carrinho de bar que podem ser usados tanto em ambientes externos, feitos com materiais resistentes para isso, quanto em espaços internos. Em comum, sutilezas que imprimem um pouco da nossa história, mesclando o feito a mão ao saber da indústria, para criar peças com alma e qualidade.

Com a proposta de dar um caráter único à nova linha, Ronaldo incorporou ícones que fizeram parte de seu trabalho no passado, como Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade e Pina Bausch. Permitiu assim, revisitar o acervo de mais de 50 coleções concretizadas, contando as histórias que já construiu, agora de uma outra forma. O estilista também acrescentou à produção o trabalho de um grupo de bordadeiras de Barra Longa, mulheres que foram atingidas pelo desastre do rompimento da barragem em Mariana, MG. Em 2018 ele havia desenvolvido um projeto de capacitação nessa comunidade e resolveu convidá-las para dividir o projeto com ele.

O projeto da Amplio com essa coleção pode servir de incentivo a outras indústrias. Aproximar-se do design brasileiro já foi um passo de valor imensurável. Atrelar a isso uma ação social distingue ainda mais a empresa. Outra novidade da marca é que, em breve, os produtos da Amplio vão ter um ponto de venda exclusivo em Belo Horizonte, na parceria feita com a Nuhaus, com loja física em um espaço de 900m2 no bairro Funcionários, na qual que apresenta vários ambientes decorados e peças superexclusivas. É o caso do trabalho da Amplio em seu reposicionamento no mercado.

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