As artes visuais desempenharam um papel de destaque na CASACOR Minas 2025, com exposições comandadas por importantes galerias de BH
Insta: CASACOR MINAS – BALSA ARQUITETURA – QUINTO ANDAR – AM GALERIA – ART WISH – LEMOS DE SÁ – LUCIANA RENNÓ – MITRE – MURILO CASTRO – LEOPOLDO GURGEL

Além dos ambientes da CASACOR Minas 2025, as artes visuais desempenharam um papel de destaque com as exposições realizadas na Galeria Quinto Andar, que teve projeto assinado pela Balsa Arquitetura e ocupou um dos corredores da mostra. O projeto da Balsa Arquitetura recebeu dois prêmios: de melhor uso da arte, pelo Jornal Estado de Minas, e de melhor ambiente, pela votação dos arquitetos participantes da mostra.

Artistas e galerias expoentes de BH levaram seus trabalhos para o espaço expositivo, um lugar de passagem que se transformou em um campo fértil para atravessamentos. Onde arquitetura, arte e corpo do visitante se entrelaçaram em experiências de deslocamento e invenção.




Com curadoria dos arquitetos Paulo Campos e Sarah Floresta, a Galeria Murilo Castro apresentou obras de Renata Laguardia e de Juliana Gontijo que exploram matéria, cor e organicidade, reafirmando a relevância da produção feminina mineira no cenário contemporâneo.





O trabalho do fotógrafo Jomar Bragança, representado pela AM Galeria de Arte, levou para as paredes da galeria um recorte de sua produção, tanto profissional – voltada para a arquitetura – quanto autoral, apresentando paisagens, cenas de ruas a ângulos inesperados da construção arquitetônica.





A Art Wish realizou sua mostra inaugural apresentando 15 artistas, entre jovens e consagrados que revelam a pluralidade da arte: Agnes Farkasvolgyi, Alexandre Pastor, Álvaro Fráguas, Daniel Mansur, Eduardo Recife, João Ifadare, José Alberto Nemer, Mac Oller, Mônica Machado, Mônica Maria, Nydia Negromonte, Rafael Cabral, Samuel Eller e Sandra Motta.



Já a Mitre Galeria fez uma seleção de obras de grande escala, todas acima de 1,90m, de artistas que integram de forma singular as potências da arte contemporânea brasileira: Éder Oliveira, Hariel Revignet, Marcel Diogo e Rafael RG.



A Lemos de Sá Galeria de Arte expôs o trabalho do artista Renato Morcatti, que, com cerâmicas e imagens, apresenta um trabalho onde vida e arte se entrelaçam em rito e devoção, numa criação pulsante e mutante, guiada pela terra, pelo fogo e pela insistência do fazer.



Entre instantes e eternidade foi o nome da mostra de Lucianna Rennó, uma artista visual que traduz o invisível em imagens. Com sua sensibilidade, compõe fotografias que mais parecem pinturas entre florestas em movimento, reflexos e montanhas minerais.

Leopoldo Gurgel, responsável pelos setores de arte, moda e beleza da CASACOR Minas, ressalta a importância da arte na mostra: “Arte e arquitetura, bem como o design e as demais manifestações artísticas, como gastronomia e música, caminham juntas. A atuação das galerias de arte e dos artistas nessa edição da CASACOR Minas mostra de forma indelével a vocação criativa e artística dos mineiros.”