Instituto Amílcar de Castro

Com projeto de Allen Roscoe, ateliê do artista transformado em Instituto em 2004 é uma mistura de força e personalidade

Insta: INSTITUTO AMILCAR DE CASTRO

Visitar o Instituto Amílcar de Castro é uma jornada em que várias sensações te atravessam. Não só pelo legado desse artista ímpar, reconhecido no cenário nacional e internacional, mas também pelo cuidado dado ao espaço pela equipe encabeçada por Ana de Castro, Rodrigo de Castro, Leonardo de Castro, Paula Cabral, Raquel Teixeira e Marcela de Castro.

Amílcar morreu em 2002 e, há 20 anos, desde 2004, o ateliê onde o artista trabalhou nos últimos anos de sua vida, em Nova Lima (MG) foi oficialmente transformado em Instituto.

O projeto é do arquiteto Allen Roscoe e conversa com a obra de Amílcar: nada é adereço, tudo é uma mistura de força, personalidade e sensibilidade. As fotos, atuais, são exclusivas, feitas pelo fotógrafo Álvaro Fráguas para o TENDÊNCIAS.

O objetivo do Instituto, além de preservar e difundir a obra de Amílcar, é também o de fazer toda a catalogação e certificação de seus trabalhos. Um trabalho minucioso em que uma grande quantidade de pinturas deixadas sem chassis foram enteladas, as esculturas de aço, madeira, mármore e vidro foram organizadas, fotografadas e catalogadas e os trabalhos em papel, gravuras, desenhos, projetos de escultura e poemas, foram preservados e armazenados em local apropriado.

O Instituto desenvolve um trabalho permanente com o objetivo de divulgar e valorizar a obra e a história do artista.

Desde sua fundação, os trabalhos de Amilcar de Castro tem sido cedidos para mostras individuais e coletivas, em galerias e espaços institucionais, nacionais e internacionais, contribuindo para que a visibilidade da obra alcance diferentes públicos, colecionadores, admiradores da arte e pesquisadores do assunto, do artista e sua história.

Quem já se aproximou de uma escultura de Amílcar de Castro e ficou por alí, sem pensar em nada e, ao mesmo tempo, permitindo ser atravessado por ela, sabe a delícia que é esse momento.

São esculturas fundadas quase exclusivamente em duas ações – corte e dobra sobre o ferro (e também madeira). Elas impressionam. Pela economia de meios e pela lição que oferecem sobre a capacidade afirmativa do gesto e o fato de realizarem a passagem do plano para o volume.

O Instituto Amílcar de Castro é uma dessas oportunidades raras, em que você pode se aproximar não só das esculturas, mas de um legado único, que tem influenciado gerações de artistas. Pode sentir o silêncio e perceber que tudo ali é acolhedor e potente: dialoga em vez de ameaçar, abraça, ao invés de obstruir.

Aberto para visitação ao público com agendamento prévio, o Instituto abre suas portas para compartilhar com todos os interessados em ver e sentir de perto a força da obra de Amilcar de Castro.

Serviço:
Contato pelo site do Instituto.
Endereço: Condomínio Ville de Montagne, Alameda do Universo, 292, Nova Lima, MG 

FOTOS –  ALVARO FRÁGUAS

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

A força da arte

As artes visuais desempenharam um papel de destaque na CASACOR Minas 2025, com exposições comandadas por importantes galerias de BH

Além da sala

Projeto de Pedro Lázaro para a CASACOR Minas 2025 surpreende pelo conceito, pela sensibilidade e pelo respeito histórico que apresenta

Living do Colecionador

Ambiente assinado por Joana Hardy na CASACOR Minas 2025 propõe interpretação contemporânea das casas mineiras

A arte de bem receber

Projeto da arquiteta Manuela Senna esbanja sofisticação e apuro técnico e demonstra clara intenção de reunir pessoas, memórias e afetos