A natureza pulsa

Calmo como o verde tão próximo, loft do arquiteto Junior Piacesi elege a força da vida que tem ao redor

Insta: JUNIOR PIACESIPIACESI ARQUITETOS ASSOCIADOS

Casa que tem a natureza inserida no projeto já possui um irresistível encanto particular. Essa aqui, projeto do arquiteto Junior Piacesi, tem história. Primeiro, a ideia era a de construir um depósito no terreno. Foi durante essa primeira obra que surgiu a inspiração para que ele fosse transformado em um loft.

O projeto encanta não só pela integração com o verde à sua volta, mas também pelo aconchego e conforto. Localizada na região de Brumadinho, Minas Gerais, a residência possui tons neutros e em cimento branco, em sintonia com texturas naturais, como a madeira, o linho e o algodão, que atiçam a experiência de bem-estar em diferentes escalas.

As duas suítes e também a sala integrada à varanda receberam, em sua extensão, uma gostosa varanda, que aproxima ainda mais o ambiente externo. O charme a mais são as portas de correr em estrutura metálica e vidro, se abrem totalmente em um dos lados do estar/cozinha para a copa das árvores. Essa visão aberta passa a sensação de que é quase impossível não se sentir eternizado junto à natureza.

Para completar a experiência, peças artesanais, cerâmicas e louças em pedra-sabão compõem os espaços, dando uma decoração afetiva aos ambientes. Uma reverência à cultura mineira que completa o ar de rusticidade e elegância da arquitetura.

Além da beleza proporcionada por todas as escolhas, o projeto cria, no todo, um ambiente que valoriza a iluminação natural e que também é prático e funcional ao conectar funções inerentes ao dia a dia de uma casa à conexão que ela cria com o terreno onde está implantada.

FOTOS: ESTUDIO NY 18

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

A força da arte

As artes visuais desempenharam um papel de destaque na CASACOR Minas 2025, com exposições comandadas por importantes galerias de BH

Além da sala

Projeto de Pedro Lázaro para a CASACOR Minas 2025 surpreende pelo conceito, pela sensibilidade e pelo respeito histórico que apresenta

Living do Colecionador

Ambiente assinado por Joana Hardy na CASACOR Minas 2025 propõe interpretação contemporânea das casas mineiras

A arte de bem receber

Projeto da arquiteta Manuela Senna esbanja sofisticação e apuro técnico e demonstra clara intenção de reunir pessoas, memórias e afetos