Espaço de Fruição

No ateliê da artista Adriana Varejão, assinado pelos escritórios Siqueira + Azul Arquitetura, ventilação, iluminação e prazer em estar

Insta: SIQUEIRA + AZUL ARQUITETURAADRIANA VAREJÃO

Leve e espaçoso, o ateliê da artista Adriana Varejão tem projeto assinado pelos escritórios Siqueira+ Azul Arquitetos. Instalado em uma construção existente dividida em dois blocos, ele foi pensado para ter a área de produção estruturada no bloco de trás, que atende às funções necessárias.

Já o bloco da frente e o pátio interno –  importante eixo de ligação entre os dois – ganhou uma nova estrutura, com a ideia de concentrar o acervo e reunir a biblioteca, além de agregar um ambiente de convívio.

 Executado em 2014 em uma área de 450m², o projeto criou para as fachadas um novo elemento arquitetônico, em malha quadrada de ferro, permitindo a execução de grandes painéis pivotantes.

Para evidenciar a bela vista que se tem de lá,  e também  proteger as obras de arte, grandes portas deslizantes em tela solar foram executadas nas partes internas das fachadas.

A biblioteca foi distribuída em dois pavimentos em um ambiente com pé-direito duplo, com acesso também por escada em estrutura metálica com longarinas aparentes. A utilização da estrutura metálica viabilizou peças mais esbeltas e leves permitindo uma linguagem contínua no plano vertical, bem como a visualização das prateleiras como um único conjunto no duplo vão.

Bastante ventilado e iluminado, o espaço é compartilhado  no local dos trainéis, mapoteca e escritório e a áreas funcionais com longas bancadas monolíticas que foram criadas nas áreas de uso comum.

Texto escrito a partir da descrição feita pela equipe do projeto, publicada anteriormente no Archdaily.

FOTOS – ANDRÉ NAZARETH

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Casa viva

Cheio de bossa, apartamento da arquiteta Ana Bahia é um bom exemplo de como um arquiteto pensa a própria casa

Raízes autênticas

Longe de modismos, apartamento do designer de interiores Belchior Almeida respira brasilidade, autenticidade para criar a beleza vive no possível

A força da arte

As artes visuais desempenharam um papel de destaque na CASACOR Minas 2025, com exposições comandadas por importantes galerias de BH

Além da sala

Projeto de Pedro Lázaro para a CASACOR Minas 2025 surpreende pelo conceito, pela sensibilidade e pelo respeito histórico que apresenta